Confira os filmes que estão na Competitiva Internacional do Panorama Coisa de Cinema

Com mostras competitivas e paralelas, o Panorama exibirá cerca de 100 filmes ao longo da programação

Publicado em 27 de setembro de 2019 às 10:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dois filmes premiados no último Festival de Berlim estão em destaque na Competitiva Internacional do XV Panorama Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, em Salvador e Cachoeira. A mostra tem outros quatro longas-metragens e treze curtas, produzidos em países das Américas, Europa, Ásia e África.

Vencedor da categoria Melhor Longa de Estreia no festival alemão, Retábulo (Retablo), de Alvário Delgado-Aparicio, é uma coprodução Peru/Alemanha/Noruega. No filme, um garoto peruano está sendo treinado pelo pai para se tornar um artesão de peças religiosas, mas descobre um segredo que abala o seu mundo.  Retábulo foi vencedor da categoria Melhor Longa de Estreia no festival alemão (Foto: Divulgação) Contemplado com uma menção honrosa do júri ecumênico de Berlim, Viajante da Meia-noite (Midnight Traveler), do afegão Hassan Fazili, ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival Internacional de São Francisco. O longa mostra a fuga do diretor e sua família, após o Talibã definir que ele deveria ser morto, refletindo o drama vivido por milhares de refugiados. 

Os filmes Alva, de Ico Costa; À procura... (In Search…), de Beryl Magoko; A dança das máscaras (The Sound of Masks), de Sara Gouveia; e Pahokee, de Ivete Lucas e Patrick Bresnan, completam a lista de longas.

Com mostras competitivas e paralelas, o Panorama exibirá cerca de 100 filmes ao longo da programação. O festival conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e do Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual. 

Confira todos os filmes selecionados:

LONGAS   A dança das máscaras/The sound of masks (África do Sul/Portugal) - Sara Gouveia Alva (Portugal/Argentina/França) - Ico Costa.  À procura…/ In search...( Alemanha/Quênia) - Beryl Magoko Pahokee (EUA) - Ivete Lucas e Patrick Bresnan Retábulo/Retablo (Peru/Alemanha/Noruega) - Álvaro Delgado-Aparicio Viajante da Meia-noite /Midnight Traveler (EUA/Catar/Canadá/Reino Unido) - Hassan Fazili. 

CURTAS Como Ser uma Fera do Hype / How the Beasts Got Hyped (Filipinas) - Elvin Jay Macanlalay, Bryan Marticio e Mars Sanchez Dante vs. Mohammed Ali (Holanda) - Marc Wagenaar Fluir/Flow (Holanda/França) - Adriaan Lokman Héctor (Chile) - Victoria Giesen Carvajal História Secreta da Aviação (Portugal) - João Manso Madrid-Estocolmo (Espanha) - Antonio Ledesma Vila e Carmen Kaltchev Soto Misericórdia (Espanha) - Xavi Marrades O lado Bom em Ré Menor/Bright Side in D Minor (Suíça/Espanha) - Joan-Marc Zapata Boldú O Personagem/The Role (Irã/Itália) - Farnoosh Samadi Sapatos de Salto Cubanos/Zapatos de Tacón Cubanos (Espanha) - Julio Mas Alcaraz.  Suco de Melancia/Suc de Síndria (Espanha) - Irene Moray Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias (Portugal/Canadá/França) - Regina Pessoa  The Sasha (Holanda) - María Molina Peiró