Confira os mitos e verdade sobre o tratamento de piolho

saúde
02.07.2017, 05:00:00
Atualizado: 02.07.2017, 07:43:10

Confira os mitos e verdade sobre o tratamento de piolho

O piolho pula e voa? Crianças com piolho devem ser proibidas de ir a escola?

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A criança deve cortar ou raspar o cabelo se tiver piolho 

MITO - Cortar ou raspar o cabelo não trata e nem impede a contaminação, apenas facilita a identificação do parasita.

O piolho pula e voa 

MITO - O piolho não possui a capacidade saltar, voar ou pular de uma cabeça para outra, ele se arrasta.

A criança deve ser afastada da escola

MITO - A contaminação não é igual a da gripe, em que o vírus se dissemina no ar. Este parasita é transmitido apenas com o contato direto entre uma pessoa infectada e outra não infectada, que pode ser ao encostar a cabeça ou com o empréstimo de objetos pessoais, como boné, pente, e escova

O piolho causa uma doença 

VERDADE - O piolho é responsável pela pediculose, doença que causa irritação e coceira no couro cabeludo.

A cabeça coça quando o piolho anda 

MITO - O piolho é um inseto muito pequeno (do tamanho de um grão de chia) que se alimenta de sangue humano. É a sua saliva que irrita e dá coceira no couro cabeludo.

Além da coceira, a anemia pode ser um sintoma da pediculose

VERDADE - Como o piolho se alimenta de sangue, o paciente pode chegar a ter anemia em casos graves, quando há uma grande infestação ou quando não é feito o combate adequado.

Cabelo limpo, piolho longe 

MITO - Diferente do que muitos pensam, cabelo sujo não atrai piolho. A falta de higiene não têm relação com a infestação de piolhos. Na verdade, o inseto prefere cabelos limpos.

Adultos podem pegar piolho

VERDADE - Qualquer pessoa pode ter piolho, basta ter o contato direto com o cabelo ou fazer o uso de algum artigo pessoal de alguém que esteja contaminado.

Lêndea é piolho morto

MITO - A lêndea, que é aquela casca branca, é o ovo do piolho, que é deixado depois que o inseto nasce.

Passar pente fino elimina os piolhos 

VERDADE - Estes insetos ficam entre a raiz e os fios do cabelo. O uso do pente fino junto com um xampu ou uma loção específica para matar os piolhos é a melhor forma de eliminar o parasita.

Piolho só dá na cabeça

MITO - Na verdade, existem três tipos de piolho. O da cabeça é o mais comum, mas o parasita também pode atacar a região pubiana, que é o caso do “chato”, e  o “muquirana” pode se espalhar pelo corpo.

Vinagre combate o piolho 

VERDADE - Misturado com água, o vinagre ajuda no combate ao parasita e facilita a remoção, com um pente fino, dos insetos e das lêndeas, que ficam presos nos fios.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas