Confira programação das comemorações de Bom Jesus dos Navegantes

Os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem se preparam para a série de celebrações

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 19:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Betto Jr

Com o tema “Servindo o Reino de Deus no mundo, como sujeitos em saída, conduzidos por Senhor Nome Jesus dos Navegantes pelos mares da vida”, os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem se preparam para celebrar a festa dos padroeiros. A abertura dos festejos será na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem na próxima quarta-feira (27), com alvorada e queima de fogos às 5h.

A Capitania dos Portos fez hoje a inspeção na Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Bom Jesus dos Navegantes na procissão maritma do dia 1 de janeiro. A galeota começou a ser preparada em outubro e hoje estava recebendo os últimos detalhes da pintura. "A gente fica muito feliz de participar e contribuir com nosso trabalho", disse José Almeida, que há 18 anos é o pintor oficial da embarcação, ao repórter Vanderson Nascimento, da TV Bahia.

"Foi identificada necessidade de reparo em alguns pontos estruturais, o que será verificado novamente no próximo dia 29 e realizada a liberação da embarcação para a procissão", contou à TV o Tenente Paulo Roberto, da Capitania dos Portos. "Nós estamos sempre aqui, prontos para atender às exigências porque segurança é o primordial para curtir essa grande emoção que é viajar pelos mares ao lado do Senhor Bom Jesus dos Navegantes", afirmou à reportagem Domingos Falcão, presidente da Irmandade de Bom Jesus dos Navegantes.

São 126 anos da embarcação, que hoje tem 14 metros, capacidade para 25 pessoas e 4 toneladas. Sem motor, o barco navega com 12 remadores. "Se não tiver força, o barco não anda. Se não tiver técnica, baguça", brinca Ailton Santos, timoneiro, também na reportagem da TV.

Também dia 27, às 7h30, será celebrada a primeira missa. Logo após a celebração eucarística, por volta das 9h, acontecerá a lavagem do templo, seguida de um momento de oração. Às 11h haverá o hasteamento da Bandeira da Devoção e às 20h será a segunda e última missa do dia. A Galeota Gratidão do Povo, que leva a imagem, na festa de 2016 De 28 a 30 de dezembro acontecerá o tríduo preparatório, sempre a partir das 20h. O segundo dia do tríduo (29) será presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida. Como tradicionalmente acontece, no dia 31 de dezembro haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h.

A missa do Embarque terá início às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Uma procissão com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde seguirá em procissão terrestre para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2018, Dom Murilo presidirá a missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem participarão da Missa às 9h. Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, que sairá da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos. Apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão de volta à Igreja da Boa Viagem. O grupo da Devoção, pouco antes da Galeota ir ao mar, também ano passado A imagem do Bom Jesus deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30. Nesse momento acontecerá o encontro entre as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem, que serão levadas para a Igreja da Boa Viagem onde acontecerá a veneração. Às 15h as imagens serão recolhidas e o templo será fechado.

No dia 7 de janeiro acontecerá o encerramento da festa. A programação conta com a recitação do terço, às 15h30, e a missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem. Logo após a Missa campal haverá procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.