Confira serviços do INSS que podem ser feitos pela internet

CORREIO listou serviços ofertados pelo portal Meu INSS e da Previdência Social; palestra no Comércio destaca praticidade das plataformas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) lançou, neste ano, uma plataforma central de serviços que pode ser acessada pela internet. O Meu INSS pode ser usado tanto pelo computador, através do link www.meu.inss.gov.br, quanto pelo celular. Neste caso, basta baixar o Meu INSS nas lojas de aplicativo para smartphone.

As ferramentas online, que serão apresentadas na manhã desta quinta-feira (24), numa palestra na sede do INSS, no Comércio (ver detalhes abaixo), disponibilizam informações sobre serviços como Extrato Previdenciário (Cnis), Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Consulta de Declaração de Benefício, entre outros.

Para ter acesso, é necessário realizar um cadastro fornecendo informações como CPF, data de nascimento e nome da mãe, além de responder algumas perguntas sobre possíveis contribuições.

Confira abaixo a descrição dos serviços ofertados pelo Meu INSS: Extrato Previdenciário (Cnis) – Relatório que permite visualizar todos os vínculos com a Previdência, bem como dados de remunerações e contribuições feitas para a instituição. É possível ver informações relacionadas ao nome do empregador, período trabalhado, remuneração recebida e contribuições, seja realizada via Guia da Previdência Social (GPS), individual ou como prestador de serviço. Histórico de Crédito de Benefício – Uma espécie de contracheque que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e data de pagamento do benefício. Pela internet, é possível emitir o último extrato disponível. Se for necessário ver os anteriores, é preciso ir até uma agência da Previdência. Carta de Concessão – Comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (se tem direito ou não), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal e inicial, e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento. Consulta de Declaração de Benefício (Consta/Nada consta) – Permite ao cidadão imprimir uma declaração informando a existência ou não de benefício em seu CPF. Declaração de regularidade do contribuinte individual – Comprova que o contribuinte está com situação regular perante a Previdência Social. Além destas facilidades, a plataforma também permite agendamento de perícia médica e de atendimento presencial nas agências. Estes mesmos serviços também estão disponíveis no site da Previdência, o www.previdencia.gov.br, que disponibiliza ainda outros serviços como Solicitação de Salário-Maternidade, para as contribuintes individuais, facultativa ou segurada especial (trabalhadoras rurais), além de empregadas domésticas e microempreendedoras individuais.

Outro tipo de solicitação que pode ser feita pelo portal é a de Pensão por Morte, que é o benefício pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer.

Palestra no Comércio E quem quiser se inteirar ainda mais, pode participar da palestra “Serviços Previdenciários Disponíveis na Internet”, que acontece das 10h às 12h desta quinta-feira (24), na sede do INSS em Salvador (Rua Miguel Calmon, 395, 5º andar, Comércio).

O evento será conduzido pela chefe do Serviço de Atendimento, Lea Bressy, que explicará as características dos serviços para que as pessoas tenham um atendimento mais prático, evitando deslocamentos desnecessários.