Conheça a família Trindade e sua paixão pela corrida

União dos familiares nas pistas começou há seis anos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos/Divulgação

Moisés Trindade tem uma rotina puxada. Aos 37 anos, se divide entre as atividades de policial militar, corretor de imóveis e dono de academia. Mesmo com tantas atribuições, não dispensa o cuidado com a saúde e o amor pelo esporte. Encontrou na corrida de rua uma atividade prazerosa e que ainda serviu para unir ainda mais a família. Duas a três vezes por semana, a rotina na casa da família é certa: de noite, todos calçam o tênis e vão para a rua treinar. E são todos mesmo! Moisés, a esposa Edmilza Martins, a enteada Carolina Martins e o filho do casal, Moisés Filho, de apenas 13 anos.

A família Trindade é bastante conhecida em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, onde mora. Os quatro saem para correr pelas ruas do condomínio onde vivem. Cada um no seu ritmo, juntos pela saúde coletiva da casa.  “Cada um faz o treino de acordo com a sua necessidade e até onde pode ir. No final de semana fazemos os treinos mais longos, então vamos em um ritmo menor, dá para ter uma interação maior”, explica Moisés. Família corre junto até à noite Essa união da família nas pistas começou há cerca de seis anos. Com sobrepeso, Moisés foi orientado pelo seu médico a procurar uma atividade física. Para incentivar o marido, Edmilza resolveu tentar correr junto, mesmo não gostando da atividade. Quem diria? Gostou tanto que passou a levar os treinos a sério. “Achava que era coisa de maluco acordar 4h para correr. Não tinha interesse, achava chato. Fui para apoia-lo. Hoje eu não largo mais. A corrida faz parte da nossa rotina”, conta Edmilza.

Com o tempo, o casal passou a ter a companhia de Carolina, 27 anos e do pequeno Moisés Filho. Família completa dentro de casa e nas ruas do bairro. “O maior prazer da corrida hoje, não é só pelo esporte, mas é ter a família junta. Meus três irmãos correm também. Algumas famílias daqui passaram a correr depois de ver a gente correndo junto”, explica Edmilza.

Hoje Moisés participa de algumas provas de rua como incentivo para treinar mais. Oficialmente, já correu uma meia maratona (21km), mas de forma informal, já passou dos 30km quando saiu de Abrantes até a praia de Guarajuba. Além dos treinos de corrida, de 5km a 10km por dia, pratica natação junto com a esposa pela manhã. A família aguarda a confirmação de uma viagem para saber se vão marcar presença na Maratona Cidade de Salvador, que será realizada no dia 23 e terá as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km.

EXEMPLO MIRIM O maior exemplo dentro de casa, no entanto, é do pequeno Moisés Filho. Começou a correr com apenas seis anos, quando passou a acompanhar o treino dos pais e decidiu seguir junto. O currículo do pequeno atleta impressiona. Participa de provas de corrida de rua de forma regular. Nos 5km, já cravou 22 minutos na corrida Duque de Caxias. E ano passado, aos 12 anos, completou a sua primeira meia maratona. O fato de completar os 21km já impressiona. E o que falar do tempo? O pequeno fechou a prova em 2h08m. O maior exemplo dentro de casa é o do pequeno Moisés Filho Além da corrida, o garoto é faixa preta de caratê e já participou do Pan-americano e Sul-americano da modalidade. Tímido, não consegue identificar o esporte que goste mais. “Difícil escolha. O que mais gosto é de competir com as pessoas”, diz como um bom esportista.

A mãe é só orgulho ao falar do amor pequeno pelo esporte. “Ele influencia várias pessoas. São pouquíssimas crianças que correm. As pessoas vêm falar com a gente, parabenizar. Na prova dos 21km, por volta dos 10km, muitas pessoas queriam desistir e ele incentivava para terminar a prova. Educar um filho no esporte é um caminho muito importante”, finaliza Edmilza.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.