Conheça a história inspiradora de Guilherme Lopes, o doutor mais jovem do País

Foi preciso dedicação, mas ele garante que o estudo sempre vale a pena

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2018 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Com apenas 26 anos, Guilherme Lopes, natural do Piauí, é considerado o doutor mais jovem do Brasil. Ele usou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar alcançar a graduação. E de primeira foi aprovado em três faculdades, uma estadual e outra federal, mas decidiu seguir os estudos em uma instituição particular, onde conseguiu também uma aprovação para cursar por meio de bolsas de estudo, pelo ProUni.

O jovem doutor optou por cursar Biomedicina na Faculdade Maurício de Nassau e garante que a escolha valeu a pena. “Optei em fazer Biomedicina porque enxerguei que neste curso, eu tinha a possibilidade de pesquisar, trabalhar no laboratório e linkar com a área da saúde. Quando eu descobri a Biomedicina foi paixão à primeira vista”, pontua.

Guilherme conta que passou da graduação diretamente para o doutorado, visto que foi levando em consideração ao bom currículo acadêmico, aliado também ao bom projeto. Isso possibilitou que ele pudesse concorrer a vaga do doutorado. “Aconteceram muitas coisas no doutorado, boas e ruins.  Mas me agarrei às coisas boas, aproveitei muito, tive a oportunidade de fazer intercâmbio, passei um ano na Espanha, aprendi outra língua, conheci outra cultura”, enumera.

Em relação às lembranças não tão boas assim, como dificuldade financeira e pressão psicológica, ele comemora o fato de não ter desistido. “Em vários momentos pensei em desistir, mas não podemos desistir jamais. A educação pode mudar a nossa vida e também a de outras pessoas. Tudo que conquistei até agora foi porque não deixei escapar oportunidade alguma”.

Com o doutorado em Biotecnologia concluído em fevereiro deste ano, Guilherme leva como recordação o exemplo de um grande professor e orientador. “Me espelhei muito no meu orientador, Rivelilson Mendes, já falecido. Foi ele que me deu a oportunidade de ingressar na pesquisa. Era um exemplo digno de se reproduzir, capacitado e muito humano também”, reconhece o mestre.

Atualmente Guilherme está se dedicando à pesquisa, realiza experimentos, trabalho na linha de produtos naturais que podem ter ação benéfica para a saúde e também leciona para os cursos de Farmácia e Enfermagem. 

“Todos esses títulos me estimulam a me aperfeiçoar cada vez mais. Obtive o mais alto título acadêmico e, dessa forma, posso lecionar tanto no ensino superior e como também fazer pesquisas, que é justamente o que eu quero”, declara com segurança. Para o futuro, o doutor pensa em fazer um pós-dourado, continuar na pesquisa – é claro - e dedicar tempo para conhecer outros lugares e para novas oportunidades de docência.

Biomedicina na Uninassau com bolsas de estudo

Quer se inspirar na história de Guilherme? É possível estudar Biomedicina na mesma instituição e curso que o jovem doutor estudou, e o melhor! Também com bolsas de estudo. O maior programa de inclusão educacional do país oferta descontos de até 70% em mais de 18 mil instituições de ensino.

As oportunidades são para estudantes que sonham em fazer uma graduação ou pós-graduação, mas não tem condição de arcar com uma mensalidade integral. O site Correio da Bahia é parceiro do programa. Para ter acesso ao benefício basta fazer a inscrição gratuita pelo site www.educamaosbrasil.com.br/correio.