Conheça canais de YouTube confiáveis para as crianças

CORREIO preparou lista com canais educativos e divertidos para os pequenos

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 06:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Unsplhash/Divulgação

Você sabia que o youtuber errado para o seu filho pode gerar fobias?  Foi o que afirmaram psicólogos que, em conversas com o CORREIO, deixaram alertas sobre o que certos conteúdos podem causar para o desenvolvimento dos pequenos. Diante de produções que tenham níveis diferentes do que uma criança tem preparação para assimilar, por exemplo, ela pode "desenvolver alguns distúrbios de comportamento ou adoecimento psíquico como forma de defesa. Alguns dos riscos são estresse, ansiedade, crise de pânico e transtornos fóbicos " (como disse a psicopedagoga Ediene Gomes, 49).Os especialistas, porém, ponderam: "Proibir não é a solução. Pode gerar problemas no desenvolvimento social da criança, já que a ferramenta faz parte do ciclo da nova geração". Como parte das possíveis soluções para tal realidade é que foram preparadas duas listagens com canais confiáveis para os pequenos. A primeira lista foca apenas em youtubers que têm preparo para produções focadas no público infantil. Já o segundo compilado conta com canais animados e educativos para as crianças – de qualquer idade. Confira alguns dos canais confiáveis para os pequenos:

YOUTUBERS CONFIÁVEIS:

• LUCAS NETO (ACESSE) Apesar das polêmicas que envolvem o conteúdo do youtuber, Lucas, que já é adulto, afirma contar atualmente com uma equipe de psicólogos e outros profissionais focados em crianças para a produção dos seus vídeos, que são voltados apenas para o público infantil. Produções conscientizando as crianças a estudarem ou a escovarem os dentes fazem parte das novas listas apresentadas pelo irmão de Felipe Neto, que traz, ainda, nos seus vídeos antigos, a famosa ‘banheira de Nutella’: o que causa divergências entre os pais.   • JULIANA SILVA (ACESSE) Com mais de 3 milhões de inscritos, a brasileira Julia Silva, de 13 anos, atualmente está morando no Canadá e mostra curiosidades da nova cultura. Entre viagens e aprendizados, o canal conta com vlogs, brincadeiras, tutoriais, tags, entrevistas, resenhas de brinquedos e DIY’s (que ensinam as crianças a criarem os próprios produtos aproveitando velhos). • ISAAC DO VINE (ACESSE) Com histórias repletas de lições de moral e vídeos que apresentam brincadeiras, o canal do baiano Isaac, de 9 anos, tem até uma série, no qual o ator mirim representa um menino de rua que busca ser amado. Isaac ainda apresenta vídeos sobre a importância da higienezação e de outros temas importantes para a garotada. • PAULA STEPHÂNIA (ACESSE) DIY, culinária e pensamentos sobre o quanto 'ter menos' pode ser 'ter mais'. Assim é o canal de Paula, que não utiliza ferramentas que possam gerar muitos riscos para crianças em manuseios.  • MUNDO DA MENINA (ACESSE) Receitas sem riscos para as crianças, tutoriais que ensinam a reaproveitar materiais recicláveis, entrevistas com garotas inspiradoras e muita música. Assim é feito o canal, que reúne diversas youtubers mirins para tratar de brincadeiras e outros temas lúdicos para as crianças, com enfoque no público feminino. • PAULINHO E TOQUINHO (ACESSE) Paulino e Toquinho ainda são pequenos (8 e 4 anos), mas seus vídeos chegam a mais de 9 milhões de visualizações (cada). Além de vlogs em parques e mostrando outros momentos das suas vidas, os garotos apresentam resenhas de brinquedos, curiosidades científicas (que podem valer a atenção dos pais) e jogos para crianças. Com amor aos animais, vídeos com gatinhos também fazem parte, além de participações de amigos e família. O canal Bela Bagunça é semelhante a Paulinho e Toquinho e também fica como recomendação.

CANAIS ANIMADOS E EDUCATIVOS:

• GALINHA PINTADINHA (ACESSE) Com bilhões de acessos e mais de 13 milhões de inscritos, o canal musical apresenta composições que tratam do amor aos animais, da importância do companheirismo e de outros valores humanos. O canal ainda traz séries especiais que ganham diálogos reflexivos entre personagens e a própria Galinha Pintadinha. • TURMA DA MÔNICA (ACESSE) O canal da turma é oficial e traz alguns dos episódios mais antigos que foram ao ar quando os quadrinhos passaram a ser desenho animado. Repaginado e ainda tratando da importância do respeito às diferenças e da amizade, o grupo de Maurício de Souza ganha curtos e novos episódios de 8 a 10 minutos na plataforma. • PATATI PATATÁ (ACESSE) Feito de músicas para a criançada, o canal dos palhaços cantantes traz ensinamentos que ajudam no desenvolvimento da alfabetização da criança (com letras como A, E, I, O, U), além de temas como alimentação e valorização à vida. Os vídeos ainda trazem os DVDs completos já lançados pela dupla. • MARSHA E O URSO (ACESSE) O projeto animado mostra as aventuras de uma pequena garota, chamada Masha, e seu amigo, O Urso. O relacionamento traz metáforas para ajudar a criança a interagir com o mundo e ensinar como um adulto pode ajudá-la nessa tarefa. O foco do canal é instigar a curiosidade e criatividade dos pequenos. • MUNDO BITA (ACESSE) Com vídeos musicais infantis, o canal busca tirar curiosidades das crianças de maneira lúdica e ideal para as idades menores. No meio de ensinamentos mais simples, como a importância do banho, os vídeos ainda contam com ensinamentos mais aprofundados, como a explicação dos relevos da natureza e os ciclos das chuvas.