Conheça estratégias para evitar que a área de serviço vire o canto da bagunça

Arquitetas dão dicas para melhor planejar o espaço de importantes afazeres domésticos

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Área projetada pela arquiteta Cristiane Schiavoni preza pelo aproveitamento inteligento do espaço. (Foto: Divulgação) Quando o assunto é decoração da casa, um dos ambientes que mais costumam ser esquecidos é a área de serviço. Porém é nesse espaço, que já não costuma ser tão grande e tampouco glamouroso, que são realizados importantes afazeres da casa. E é justamente por isso que, segundo especialistas, esse ambiente deve ser bem planejado e decorado de forma inteligente para evitar que a bagunça que possa vir a se instalar ali se estenda pelo restante da casa. 

Enquanto a sala remete à socialização, o quarto ao descanso e o banheiro à intimidade, a área de serviço deve ser considerada um ambiente “técnico” e, por isso, a importância de planejá-la com cuidado redobrado, de acordo com  a arquiteta Ana Paula Brisa, da Triarq. “Esse planejamento já deve começar com a escolha dos pisos e revestimentos, pois como se trata de uma área onde se trabalha com água deve-se priorizar materiais que beneficiem a impermeabilidade e resistência. A mesma regra deve se aplicar nos móveis, sempre recomendo o MDF Ultra, que é protegido contra umidade”. 

Outro aspecto importante é o posicionamento da mobília e utensílios. Como tradicionalmente as áreas de serviço são espaços compactos, especialistas alertam que é importante optar por peças que ocupem pouco espaço e facilitem a mobilidade no local.  A arquiteta Cristiane Schiavoni defende que vale exercitar a criatividade. “Meu conselho é optar por móveis planejados, pois a mobília será pensada sob medida para a necessidade da casa”, explica. Ela diz ainda que peças móveis, a exemplo de varais retráteis, mantêm a funcionalidade do ambiente sem comprometer um grande espaço.  

Eletros Na hora de pensar nos eletrodomésticos, a área de serviço pode nem sempre ser um espaço acolhedor, sobretudo por conta da sua protagonista, a máquina de lavar. “Não tem muita escapatória, pois se trata de um equipamento espaçoso. O que pode melhorar a situação é priorizar pelo modelo lavadora e secadora, pois já que você não terá espaço para peças de roupa maiores, em uma ‘lava e seca’ é possível solucionar a situação”, propõe. 

Ela também destaca que,  no contexto de eletros, o planejamento do espaço deve contemplar posicionamento e quantidade das tomadas, já que alguns desses equipamentos necessitam de um acesso exclusivo. Outra dica é  evitar os benjamins, popular mente conhecidos como “T”, por questão de segurança.

Bagunça Mesmo servindo para algumas pessoas como “o quartinho” da bagunça, as arquitetas recomendam que a área de serviço esteja sempre organizada. “O uso de organizadores é fundamental nessa área da casa. Nos meus projetos, uso muito os organizadores aramados. São muito úteis para separar produtos de limpeza, tecidos e outros materiais que são guardados lá”, recomenda Ana Paula. Já Cristiane aponta a possibilidade do uso de cestos separados para armazenar roupas sujas e limpas, por exemplo. “Tendo cestos específicos e bem posicionados, você evita que esse material acabe se acumulando pelos outros cantos da casa”.

Planeje bem a sua área 

Revestimento Lembre-se que boa parte das atividades na área de serviço demanda o uso de água. É aconselhável optar por revestimentos impermeáveis e estar atento aos rejuntes de pisos e azulejos para evitar problemas com infiltração. Posição Quanto maior a falta de espaço, maior a importância de manter controle sobre o posicionamento da mobília. Sempre priorize colocar o varal próximo da janela; estude a posição das tomadas antes de instalar os móveis.

Bases Se possível, dê preferência aos móveis embutidos na parede. Dessa forma, você evita que as bases estejam em contato com o solo, pois a presença de água pode prejudicar a durabilidade deles, principalmente se forem feitos de madeira.

Tanque Peça fundamental na área de serviço, o uso de tanques de louça com base no solo são contraindicados na área de serviço. Prefira opções de metal e granito embutido na parede, pois o vão inferior pode servir para alojar um armário, por exemplo.

Eletricidade Máquina de lavar roupa, secadora e  ferro de passar são alguns  eletros que costumam estar presentes na área de serviço. Para evitar sobrecargas de energia, certifique-se de que o ambiente é equipado com um número suficiente de tomadas para atender  as funcionalidades do cômodo.

Iluminação Garanta que a área de serviço seja bem iluminada. Como é um espaço onde são realizadas muitas tarefas do lar, é fundamental que tenha uma boa iluminação para evitar que ocorra acidentes domésticos.  Cores Na falta de espaço,na hora de pintar, prefira tons mais claros. Aplicados a um ambiente pequeno, eles dão a impressão de amplitude.