Conheça Luiz Antônio Bonat, o novo juiz que assume a Lava Jato

Ele vai assumir vaga que era do juiz Sérgio Moro, agora ministro

Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 15:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: TRF-4/Divulgação

Luiz Antonio Bonat, 64 anos, foi confirmado nesta sexta-feira (8) como o novo juiz da Operação Lava Jato na 13ª Vara da capital do Paraná. O nome dele foi proclamado por unanimidade nesta sexta-feira (8), em sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Bonat é juiz federal desde 1993 e vai substituir Sergio Moro, que agora é ministro de Justiça no governo Bolsonaro. 

Antes de ingressar na magistratura, Bonat trabalhou como servidor da Justiça. Ele nasceu em Curitiba e se formou em direito em 1979 na Faculdade de Direito de Curitiba, fazendo especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ele assumiu a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu há 25 anos. Também passou pela 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba e pela 1ª Vara Federal de Criciúma (SC). Para assumir o novo cargo, vai deixar a 21ª Vara Federal, também em Curitiba. Ele trabalhou no TRF-4 em diversos momentos, sempre substituindo colegas.

De acordo com reportagem do G1, Bonat é considerado pelos colegas como um juiz de perfil discreto. Ele recusou convite para dar entrevista.

Até chegar ao nome dele, 25 candidatos se inscreveram na vaga de Moro. Bonat era o mais antigo dentre os candidatos, que só podiam ser da 4ª Região, do Sul do país. O nome dele foi avaliado pelo Conselho de Administração do TRF-4.

Agora, Bonat assume os processos da Operação Lava Jato na primeira instância - a juíza substituta Gabriela Hardt estava com os casos enquanto não havia a substituição. Como ela é substituta, não pode ficar definitivamente na vaga. 

Destaque Quando era juiz federal em Santa Catarina, Bonat foi responsável por uma sentença que na época foi considerada inovadora, condenando criminalmente uma empresa por crime ambiental. O caso foi em 2002 e a empresa foi condenada a pagar R$ 10 mil, que deveria ser usado em programas ambientais. A empresa retirou areia de uma área sem licença ambiental, destruindo a mata nativa. O diretor da empresa foi condenado a sete meses de detenção, substituídos por prestação de serviços e multa.

Como a sentença foi confirmada em instâncias superiores, acabou se firmando uma jurisprudência no assunto.

O novo juiz ficará encarregado de julgar os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, que atualmente estão com a juíza Gabriela Hardt. Por ser substituta, ela não pode assumir em definitivo.