Conheça Luna, a cadela que ajudou a salvar a vida de sua tutora com um tumor no útero

por Lampião, o Cãogaceiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Acima de tudo, seus cabras, essa é uma grande história de amor. Um amor que ajudou a salvar uma vida! Luna, essa Golden Retriever linda que aparece no vídeo que produzimos, não é uma cadela qualquer. Na verdade, nenhum cachorro é um cachorro qualquer. Mas, no caso de Luna, ela foi treinada para acompanhar de perto (sempre bem quietinha) sua tutora, a arquiteta Roberta Barral, 29 anos. “Se eu ficar deitada numa cama por 12 horas seguidas, ela fica ali sem reclamar”, diz Roberta.  Roberta e Luna (foto/divulgação) Acometida por uma gestação molar – quando no lugar do feto forma-se um tumor no útero – Roberta teve que fazer quimioterapia. Com depressão, passou por tratamento psicológico. Foi quando sua psicóloga sugeriu que ela adquirisse um animal de apoio emocional. Veio Luna! "Foi um recomeço. Luna trouxe vida de novo para minha vida”, conta Roberta. Acontece que a chegada de Luna foi só o começo de uma grande aventura. Curada do tumor, Roberta teve a oportunidade de mudar de país. O que fazer com Luna? “Eu disse: se Luna não for junto, ninguém vai!”. 

Eu, o cãogaceiro, acompanhei de perto parte dessa saga. Assista ao vídeo e se emocione com esse amor sem limites (inclusive territoriais). Mas, essa é uma história que merece ser contada em mais de um capítulo. Daqui a 15 dias, vamos mostrar como Roberta conseguiu, no início do mês passado, viajar com sua Golden até Londres, na Inglaterra, na cabine do avião. Também vamos mostrar para vocês o que é preciso para que um cão (de apoio emocional ou não) possa entrar em um voo. Quais companhias aéreas aceitam cachorro? Quais os documentos necessários para viagens domésticas ou internacionais? 

[[publicidade]]

Além de tudo, a história de Luna e Roberta  nos inspirou a tratar de outro assunto: os cães de terapia. Por isso, em colunas seguintes, vamos contar outras histórias de cães que ajudam pessoas a se recuperarem de doenças (emocionais, mentais ou físicas). O caso de Luna - que é uma cadela de companhia treinada para participar de um processo de recuperação - envolve apenas um tipo de trabalho em um universo amplo. Há cães de terapia, cães de assistência e cães de intervenções assistidas (terapia assistida por cães, cães de visita e atividades educacionais assistidas por cães). Então, seus cabras, temos muitos assuntos importantes para cavar daqui para frente. Me aguardem e conheça mais detalhes sobre esse e outros assuntos no meu perfil no Instagram, @lugarbompracachorro