Conheça: Navio português está aberto à visitação até terça (27), no Porto de Salvador

A embarcação de 1937 já pertenceu à Marinha do Brasil e está aberta à visitação gratuita das 10h às 17h

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 26 de junho de 2017 às 19:15

- Atualizado há um ano

Navio-escola Sagres fica aberto até esta terça (Foto: Betto Jr./CORREIO)Foram precisos pelo menos trinta dias de viagem em caravelas até a família real portuguesa conseguir, finalmente, atracar no Brasil, em 1808, na fuga às pressas das tropas napoleônicas. O mesmo percurso pelo Atlântico foi repetido em 27 de abril deste ano pelo Navio-Escola Sagres, levando doze dias até às nossas terras, atracando primeiro no Rio de Janeiro e agora em Salvador, numa aventura que remonta os tempos áureos da navegação para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. 

A embarcação, construída em 1937 na Alemanha, e que já pertenceu à Marinha do Brasil, está aberta à visitação gratuita das 10h às 17h somente desta terça-feira (27), no Porto de Salvador. “Hoje em dia, com Facebook, Whats App e afins, é comum que as pessoas tenham um grande choque tecnológico [ao ver o navio]”, observa o subtenente David Morgado. É que, ainda segundo Morgado, nada do rústico navio está lá para ser objeto de decoração: toda a estrutura é movimentada manualmente pelos marinheiros. Com três mastros e 90 metros de comprimento, o Sagres já passou por 60 países e está pela terceira vez na capital baiana. Esta é também a nau mais condecorada da Marinha Portuguesa, carregando atualmente 190 tripulantes de 12 nacionalidades, sendo um cadete brasileiro. Navegando há 79 anos – 14 anos pela bandeira do Brasil e 54 com a de Portugal –, desde sua construção, o navio tem função pedagógica, sendo utilizado para ensinar a arte da navegação para cadetes das escolas navais dos países as quais o equipamento pertenceu.

Antes de ser incorporado à Marinha Portuguesa, o navio pertenceu ao Brasil e levava o nome de Guanabara. Comprado dos Estados Unidos por simbólicos 5.000 dólares, o navio foi vendido mais tarde por 150 mil dólares ao governo português. Atualmente, além de viagens de instrução, o navio representa o país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.Esta é a terceira vez que o Sagres vem a Salvador (Foto: Andrea Farias/Arquivo Correio)O historiador brasileiro Casemiro Rafike Júnior, 35, ficou sabendo da chegada do navio através do Gabinete Português de Leitura. “É muito bonito mesmo. É uma pena que só possamos ver a parte externa”, lamenta. “Foi um patrimônio nosso, acho que cairia bem se nos levassem pra uma voltinha até o Porto da Barra”, brinca ele. Para Casemiro, a visita valeu a pena pela troca cultural de informações, com visita guiada pelos próprios marinheiros, todos solícitos e abertos à conversação sobre a vida no mar.

A enfermeira Cleisiana Dantas também foi conferir de perto o navio e levou um amigo para o programa. “Com certeza foi uma tarde diferente, valeu a pena. O navio é muito lindo e está bastante conservado. Estamos saindo com fotos lindas para postar na internet”, comemora ela. Um senhor que passava pelo Porto viu as velas e logo notou que se tratava de uma embarcação diferente. “Perguntei se poderia tirar fotos e disseram que sim, então fui buscar minha filha para mostrar”, conta ele, acompanhado da pequena Clara, saltitante no convés.De acordo com a Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, a capital baiana é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal, “fazendo todo sentido que tenhamos a celebração à altura dessa história em comum”, disse. As comemorações terão encerramento nesta quarta-feira (28), com show de Nuno da Camara Pereira, no Hotel Vila Galé, em Ondina. Cantor de Fado, Nuno se apresentará com a participação de artistas como Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão. Os ingressos para o show estão à venda por R$ 150 no Gabinete Português de Leitura, localizado na Praça da Piedade.