Conheça o baiano que foi parar em Game Of Thrones

João Filipe Azevedo fez figuração no quinto episódio da última temporada, exibido domingo (12)

Publicado em 14 de maio de 2019 às 17:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A aparição não durou mais que dez segundos, mas o baiano João Filipe Azevedo esteve lá. O jovem de 28 anos figurou no quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones, exibido no último domingo (12). O que parece impossível para muita gente, aconteceu de forma desprentesiosa. "Comecei a assistir em 2012 por influência de amigos, todos já assistiam. Era uma febre já na época. Em 2015 eu acabei indo fazer um intercâmbio na Irlanda, e estive vivendo em Dublin por 4 anos", conta o baiano ao CORREIO sobre o início da relação com a série, cuja maior parte das cenas foi gravada na Irlanda do Norte. (Foto: Reprodução) Sem conhecer ninguém no país, passou a trabalhar em um pub, onde conheceu um brasileiro que costumava trabalhar como figurante em outras produções para ganhar um cachê. "Ele me indicou o site, fiz meu cadastro, coloquei algumas fotos, detalhei minhas medidas e outras informações pessoais", recorda. Depois disso, não demorou muito para a produção da série entrar em contato e convocá-lo para as gravações. 

Até então, ele nunca havia participado de nenhum trabalho parecido. "Quando fui selecionado, já fui sabendo que ia participar da Golden Company, só que a gente não sabia de mais nada. Nos primeiros dias, passamos por uma espécie de treinamento militar, para aprender a marchar", recorda, ao comentar a grandiosidade da produção. "Eles têm uma estrutura tremenda, constroem cidades cinematográficas grandiosas, nosso figurino é cheio de detalhes, a armadura é pesadíssima. Eles são muito perfeccionistas, a gente passa três horas gravando uma cena de dez segundos", diz o baiano, que interpretou um soldado da companhia. João Filipe é natural de Salvador, mas morou em Camaçari dos 12 aos 24 anos de idade (Foto: Reprodução/Instagram) As críticas feitas pelos fãs ao episódio não são endossadas por João Filipe, para quem as reviravoltas sempre deram o tom da série. "Game of Thrones é isso, você nunca espera o que vai acontecer. Sempre foi assim, desde o começo, e não vai ser agora que vai mudar", defende ele, que chegou a ter acesso a alguns spoilers quando gravava a participação em junho do ano passado.

"A gente sabia de muita coisa que ia acontecer, a exemplo do que aconteceu entre Arya e o Rei da Noite, que não é mais spoiler", detalha. Para ele, não falar sobre o que já sabia foi um dos maiores desafios da tarefa. "Segurar é bem difícil. A maioria dos meus amigos é fã e muitos deles vinham me perguntar o que ia acontecer. Para manter o compromisso com a emissora, a gente tem que manter o segredo e todo mundo esperar a exibição", explica.

No próximo domingo, Game of Thrones vai exibir o último episódio de sua trajetória. "Não vou dar spoiler nenhum, mas vem muita coisa boa por aí", promete.  E qual seria o final ideal? "Ah, o que todo mundo espera. Jon Snow sentado no trono de ferro", diz sobre a poderosa disputa.

Escrito e dirigido pelos criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, o capítulo promete mais uma vez superar recordes de audiência para a HBO. Na semana seguinte à exibição do episódio final, a emissora vai transmitir "Game of Thrones: The Last Watch", documentário que levará os fãs para os bastidores da produção da série.