Conheça o rock com blues, baião e percussão latina do The Baggios

Grupo sergipano se apresenta neste sábado (10), durante o Festival Radioca

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alfredo Portugal/Divulgação

Nem sempre é possível acompanhar a fértil produção musical brasileira, mas quem gosta de música e não quer ficar de fora das novidades, tem uma chance hoje e amanhã, quando acontece a quarta edição do Festival Radioca.

Um dos destaques da programação é o grupo de rock sergipano The Baggios, indicado ao Grammy Latino 2017, ao Prêmio APCA e ao Prêmio Bravo pelo disco Brutown. Com som que mistura desert blues, baião e percussão latina, a banda lança o álbum Vulcão, que tem participação da BaianaSystem e da cantora Céu.

Criado pelo guitarrista Julio Andrade, em 2004, o The Baggios virou um trio com Gabriel Carvalho e Rafael Ramos e hoje se apresenta com formação inédita de quarteto. “A gente tem uma ligação forte com Salvador e queria voltar com novidades”, explica Julio, 32 anos, sobre a presença do percussionista Vinicius Bigjohn. “É o primeiro show que vamos fazer com essa formação, para reproduzir o disco com arranjos mais fiéis. Estamos empolgados”, comemora.

Explosão Batizado com o nome de Vulcão, o disco e a faixa-título fazem referência aos sentimentos escondidos e às memórias que podem vir a tona a qualquer momento. "Fiz uma analogia dessa explosão de sentimento, dessa erupção no mundo conturbado onde a gente vive cada vez mais no limite da ansiedade, da cobrança", explica Julio.

A ideia surgiu no meio da elogiada turnê do disco Brutown, quando o guitarrista mergulhou na ansiedade e passou por um colapso nervoso. "Me vi numa situação que precisava parar um pouco o trabalho, aquela vida frenética, e vi que tinha um ser precisando de cuidado", lembra o artista. Por mais que a criação o alimente e traga felicidade, garante, "muitas vezes pega um embalo que não consegue dar conta". Foi então que as composições de Vulcão começaram a aparecer.

"O disco é uma fuga desse caos urbano para encontrar com a natureza, com a vida no campo, onde as pessoas são mais contidas, mais humildes, com menos pressão da vida urbana de ser sempre o melhor, de ter vaidadae", reforça. "Essa cobrança faz com que as pessoas se tornem mais doentes e reféns desses padrões. Quando a pessoa desperta e se dá conta que está vivendo no automático, passa a precisar de um tempo para meditar, para refletir...", defende.

Serviço O quê: IV Festival Radioca Onde: Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) Quando: Sábado (10) e domingo (11), a partir das 16h Ingresso: R$ 50 | R$ 25 Vendas: Sympla e Midialouca