Assine

Conheça Phoenix, a gata baiana campeã mundial na Finlândia


 

  • Da Redação

Publicado em 10/11/2018 às 08:36:00
Atualizado em 19/04/2023 às 03:23:04
. Crédito: .

Baiana retada, Phoenix cumpriu todos os critérios exigidos para a raça siamesa (Foto: Divulgação) Tá na minha fuça que sou um cachorro! Um cachorro nordestino, cabra da peste, colunista, mas um cachorro! Não me canso de ouvir as pessoas dizerem por aí: "Eu amo cachorros, mas não gosto muito de gatos". Nessa hora eu sempre pergunto: "Oxe, porque?". A resposta: "Ah, não sei. Prefiro cachorro!". Bem, como canino que sou eu tinha tudo para ficar orgulhoso disso.

Mas, a verdade é que, por trás desta resposta vazia, há um preconceito medieval. Como irmãos de dois felinos, eu e Maria Bunita afirmamos categoricamente: não tem porque não gostar dos bichanos! Eles são tão incríveis quanto os cães. Diferentes, mas igualmente incríveis. Costumo dizer que nosso bando só está completo com Maria Quitéria e Besouro, ambos "cats" resgatados das ruas e sem raça definida.

Longe de serem campeões de exposição...  Mas, são duas figuraças!  A primeira, Quitéria, uma lady. O outro, Besouro, descaração pura. Como vocês podem ver na foto abaixo, as espécies aqui convivem em paz. Por isso, a coluna Lugar Bom Pra cachorro de hoje vai falar de gato, sim! Lampião, Maria Bunita, Quitéria (sobre a mesa) e Besouro (gato preto). Bando completo (Foto: Divulgalção) Até porque, não é todo dia que apresentamos aqui uma celebridade do mundo felino. Com vocês: Phoenix! A gata baiana que acaba de conquistar o título de campeã mundial em uma exposição realizada na Finlândia nos dias 27 e 28 de outubro. O World Show 2018, competição organizada pela Federação Internacional Felina, envolveu 1.563 gatos de 30 países. Antes do título internacional, Phoenix foi campeã brasileira ao participar de 14 exposições no Brasil e vencer 12 delas.

Na cidade de Tampere, na Finlândia, Phoenix, também conhecida como "filha", foi a melhor fêmea de sua categoria, que envolve um grupo de 15 raças mais ágeis, de perfil mais magro, esbelto e ativo. Da raça siamesa, Phoenix, nome em homanagem ao personagem do livro/filme Herry Potter, pertence ao gatil Aruak, do médico Rodrigo Araújo, 41, e do administrador de empresas Fábio Lobo, 40. Casados, Rodrigo e Fábio são apaixonados por gatos e convivem dentro de casa com dez bichanos. Fábio (esquerda), Phoenix (centro) e Rodrigo comemoram o título (Foto: Divulgação) Mas, pelo menos em relação à Fábio, Phoenix é a grande xodó. "Um grude comigo. Onde eu estou ela também está. De todos os gatos, ela é a mais próxima. Por isso comecei a chamar de filha", explica Fábio. Basta o administrador olhar para ela para que receba atenção. Phoenix então fala alguma coisa para o dono. Isso mesmo! Fala!  "Ela dá aquele miado típico dos siameses. Os siameses têm aquele miado arranhado, quase em tom de fala", ensina Rodrigo. 

Todas as noites, Phoenix dorme na cama com os pais. "Só que, aconchegada em Fábio. Ela cola nele de um jeito...", diz Rodrigo. O carinho e abundância de carência de Phoenix, assim como acontece lá em casa com Besouro e a própria Quitéria, quebram com a ideia de comportamento padrão atribuído aos gatos. Também ouço muito por aí dizerem que gatos são independentes, interesseiros, desleais e gostam mais da casa do que do dono. Balela! Se isso fosse verdade, Besouro seria um cachorro. Ele vai até pra debaixo do chuveiro com meu pai.

"Essa história de gato ser apegado com a casa é mito. Só esse ano, Phoenix viajou com a gente 12 vezes, inclusive para a Finlândia", lembra Fábio. "Em todas a viagens, ela ficou muito tranquila nos quartos dos hoteis ou nos apartamentos que costumamos alugar", conta. Na Finlândia, Phoenix enfrentou de boa um AirBnb em Helsinki, um dia depois da vitória, a -6° graus e nevando bastante (foto abaixo). Na janela de um quarto em uma residência na Finlândia: - 6 graus de boa (Foto: Divulgação) Na hora da competição, Phoenix "desfilou" toda a sua magreza e elegância. Os jurados avaliam a partir de critérios de padrão da raça, como posição das orelhas, cor dos olhos, padrão da coloração e textura e tipo do pelo. Além de Phoenix, outro bichano do mesmo gatil, no caso o próprio Harry Potter, ficou em segundo lugar da sua categoria. Após o título, Phoenix já era famosa nas ruas filandesas. "Fomos parados por muitas pessoas dizendo ser nossos fãs. Uma sensação única", conta Rodrigo. Se liguem, Phoenix e Harry Potter! Maria Quitéria e Besouro mandaram uma lambida bem crespa no meio de suas testas. Parabéns!  Agora junto com Harry Potter, segundo lugar em sua categoria (Foto: Divulgação) Contatos:  www.gatilaruak.com.brInstagram: @gatil.aruak WhatsApp - 71 99977-0724

Conheçam melhor Maria Quitéria e Besouro nas duas fotos abaixo: Maria Quitéria: uma lady (Foto: Acervo pessoal) Besouro: descaração pura (Foto: Acervo pessoal)