Conheça um pouco mais do cinema africano

Mostra gratuita exibe três filmes neste domingo (26), no Espaço Cultural da Barroquinha

  • Foto do(a) author(a) Ana Pereira
  • Ana Pereira

Publicado em 26 de maio de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

O cinema de origem africano toma conta do Espaço Cultural da Barroquinha, no centro da cidade, neste domingo (26) . O espaço é um dos locais que recebe a programação da primeira edição da mostra Espelhos D’ África, que exibirá 32 produções até o dia 01/06 e quer refletir um pouco da diversidade da produção audiovisual dos países do continente.     As três produções de hoje, por exemplo, combinam um curta e dois documentários, de quatro diferentes países. No primeiro programa, às 17h, serão exibidos o curta A Ausência (2016), produção do  Mali e do Senegal, e o documentário  Entre Deus e Eu (2018), de Moçambique. 

Dirigido pelas cineasta Hawa N’diaye, A Ausência fala da religiosidade através dos questionamentos de uma jovem que vê o pai dedicar todo seu tempo pós-aposentadoria à  Mesquita.

O curta dialoga com o  longa Entre Deus e Eu, da moçambicana Yara Costa, que mostra a história de uma  jovem  muçulmana   de  21  anos,  estudante  de Engenheira Civil, que adota a forma mais tradicional da religião, o que inclui até andar de burca. O filme debate a escolha dela e de centenas de jovens - num caminho pró-radicalização -  e  as suas  implicações no momento atual do país.

Documentário Kora, sobre tradição familiar musical na Guiné-Bissau (Foto: divulgação) Às 19h é a vez de outro documentário: Kora, de Jorge Carvalho, filmado em  Guiné- Bissau e que acompanha a família Galissa, formada por importantes  tocadores de korá, tradicional instrumento de cordas africano.

Quem assina a curadoria da mostra são as cineastas Sabrina Andrade, 25, e Chantal Durcroix, 44. “Nosso objetivo é mostrar uma África de forma diversa e não convencional”, afirma Sabrina, destacando que a produção fez um grande esforço para trazer os filmes, a maioria inédito, para Salvador  “Espero que o público venha prestigiar o cinema africano”, convida.

De segunda (27) a sábado (01), a mostra segue com programação gratuita na Sala Walter da Silveira, nos Barris, e em escolas da cidade. Confira a programação completa no site  www.mostraespelhos.com.