Conheça Yuri Estilos: de Itinga a barbeiro de Leo Santana

O profissional chegou a pagar para cortar o cabelo em Lauro de Freitas e se tornou o queridinho do cantor

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 25 de maio de 2018 às 11:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Renato Santana/Divulgação

Aos 25 anos, Yuri Lopes Santos é mais conhecido como Yuri Estilos, apelido que surgiu quando ele abriu sua barbearia, a Yuri Estilo Black, em Itinga. Na verdade, uma das duas barbearias que ele teve na vida, ambas no mesmo bairro de Lauro de Freitas. Antes, bem antes de se tornar o cabeleireiro queridinho do cantor Leo Santana e de ser uma das referências na capital no degradê e pigmentação para finalizar cortes de cabelo e barba. (Foto: Renato Santana/Divulgação) Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, bem-estar, tecnologia, pets e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Na verdade, a relação de Yuri com a arte de barbear e cortar cabelo começou quando ele era um adolescente de 15 anos. “Estava sentado com um colega conversando sobre cabelo e tive a ideia de fazer o pé da cabeça dele”, lembra. Antes disso ele nunca tinha manuseado uma navalha: “Mandei ele comprar uma gilete e fui em casa pegar escondido o lápis de olho de minha tia. Se ela soubesse, eu estava frito. Eu não sabia fazer nada e ele deixou, foi corajoso. Mas eu já desenhava em casa.  Aí desenhei o pé de cabelo dele e cobri com gilete. Depois disso, eu sabia que podia trabalhar nessa área”. (Foto: Renato Santana/Divulgação) E trabalhou. Yuri começou a cortar cabelos na varanda da casa da avó, em Itinga, contando com a ajuda de um tio, que ofereceu sua primeira máquina. “Comecei sem orientação nenhuma, fazia horrores nos cabelos dos meninos, já cheguei até a pagar para cortar, acredita?” Seus clientes eram, basicamente, amigos e vizinhos.   (Foto: Renato Santana/Divulgação) E aí ele resolveu que estava na hora de trabalhar numa barbearia de verdade. Escolheu uma perto de casa, onde o tio costumava ir, pediu a ele que intermediasse a conversa com o proprietário e acabou virando funcionário no salão. “Ele (o dono) me deixou trabalhar lá e aprender com ele, depois disso eu abri minha primeira barbearia, com 17 anos.”  (Foto: Renato Santana/Divulgação) Em seguida, abriu a sua própria barbearia. Entre uma navalhada e outra, decidiu se especializar, mesmo que sua mãe achasse que aquilo não lhe daria muito futuro e insistisse que ele fizesse cursos técnicos. Yuri seguiu os conselhos da mãe, resolveu estudar, mas a arte de barbear e cortar cabelo.

“Comecei a me aperfeiçoar com os melhores barbeiros do Brasil, Seu Elias, Dill Black, Eduardo Muller. Além disso, fiz cursos da Embeleze e aprendi muita coisa vendo vídeos no YouTube”. A partir daí, ele passou a ministrar cursos. De tanto assistir e testar, ele aprendeu e aprimorou o corte em fade. O corte em fade e a pigmentação para finalização são marcas do estilo do cabeleiro, que aprendeu com barbeiros famosos do país e do mundo (Foto: Renato Santana/Divulgação)  Foi assim que Leo Santana entrou na vida do rapaz. “Depois dos cursos e Workshops, eu fiz uma conta no Instagram (@yuri_estilos) e sempre marcava um amigo de Leo nas postagens, que cortava o cabelo com Dill Black, em São Paulo.” Yuri sabia que o cantor gostava do estilo e sabia também que, em Salvador e região, era difícil achar quem fizesse igual. Até que ele chegou lá.

O gigante lembra como isso aconteceu. “Comecei a acompanhar ele nas redes sociais e curti seu trabalho. Um dia chamei ele aqui em casa para cortar meu cabelo e adorei, daí por diante sempre chamo ele”, conta Leo Santana. “Ele já me conhece, eu só faço sentar na cadeira e ele sabe como eu gosto, tem o jeito certo do meu estilo.” (Foto: Renato Santana/Divulgação) No mesmo dia, o Instagram de Yuri pulou de 280 seguidores para 2 mil. Atualmente, o rapaz é seguido por 29 mil pessoas. Além do salto nos números de fãs, o barbeiro conta que sua agenda lotou e os cortes que antes custavam R$ 1,50 (quando não de graça) hoje em dia chegam a R$ 50 a depender do pedido do cliente. (Foto: Renato Santana/Divulgação) Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: “Tem gente de vários lugares que vêm aqui pedir para fazer o corte de Leo.” O jovem virou o barbeiro de outros famosos, como o jogador Marinho, ex-jogador do Vitória que atualmente defende um clube chinês. “Além deles, já cortei do Mc Duduzinho, os meninos da Turma do Pagode, Imaginasamba, e de Pipo Marques”. (Foto: Renato Santana/Divulgação) A clientela famosa não o faz achar que está pronto. O menino de Itinga quer voar alto. Os próximos passos são, segundo ele, estudar mais ainda. “Tenho vários sonhos, queria sair do país para estudar, poder estruturar melhor meu curso e ter uma academia de barbeiro aqui em Salvador.” E claro, “melhorar minha vida né, minha casa, ter um automóvel e dar uma vida melhor para minha família.” E quando a gente pergunta se ele vai fazer isso tudo com a barbearia? “Já consegui tanta coisa, é claro que eu consigo.”