Conmebol divulga detalhes da Copa América; final será no Rio

Sorteio dos grupos da competição vai ser realizado em fevereiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 20:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Agora é oficial: a abertura da Copa América 2019 será no estádio do Morumbi, em São Paulo. Alguns detalhes do torneio continental, que será disputado em solo brasileiro no próximo ano, foram divulgados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), nesta terça-feira (18), após reunião do Comitê Organizador Local (COL), em La Paz, na Bolívia. 

Como já era especulado, a final da competição vai ser jogada no Maracanã. Na reunião, o COL acertou também quais serão os estádios em cada uma das cinco cidades-sedes do torneio. Além do Morumbi, São Paulo vai contar com o Allianz Parque, do Palmeiras. Em Porto Alegre, o estádio utilizado será a Arena do Grêmio, que será palco também de uma das semifinais. A outra disputa para conhecer um dos finalistas vai ser no Mineirão, em Belo Horizonte. Salvador completa as sedes, com a Fonte Nova.  A data de disputa do torneio também sofreu alteração e vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho. Já o sorteio que vai definir os grupos e confrontos será realizado em fevereiro, em local ainda não definido pelo COL. Além das dez seleções filiadas à Conmebol, vão participar da Copa América as seleções do Japão e Catar - sede da próxima Copa do Mundo, em 2022, ambas como convidadas. 

"Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em jogos de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa de 2014 com outros que ainda não participaram dos grandes eventos realizados no Brasil. Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de que não haja viagens de mais de três horas entre as sedes", disse Rogério Caboclo, CEO do COL da Copa América.

Em preparação para a Copa América, o técnico Tite vai anunciar na sexta-feira (21) a lista de convocados para os amistosos de outubro, contra Arábia Saudita e Argentina, ambos na Arábia Saudita.