Conselho vai apurar conduta de psicólogo preso por suspeita de abusar de pacientes

Órgão disse que condena práticas psicológicas que não se pautam em parâmetros éticos da profissão

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 18 de janeiro de 2019 às 18:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Polícia Civil

O Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região/ Bahia afirmou nesta sexta-feira (18) que “repudia e condena práticas  psicológicas que não se pautam em parâmetros adequados e éticos da profissão”.

O órgão se posicionou após o psicólogo e pastor George Hilton Brito Pereira, que possui registro junto ao órgão estadual, ter sido preso na quarta-feira (16), acusado por três mulheres de assédio sexual.

As vítimas, que têm entre 19 e 20 anos, denunciaram o profissional na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Teixeira de Freitas, onde aconteceu a prisão. De acordo com depoimento das jovens, o assédio acontecia no consultório de George.

Segundo a polícia, o acusado alegava às mulheres que as práticas sexuais faziam parte do tratamento psicológico. O homem também é pastor da Igreja Batista Shalom Missionária, que fica em Alcobaça, a 68 quilômetros de Teixeira de Freitas.

Por meio de nota, o Conselho afirmou que “defende o zelo com a Psicologia, o respeito às pessoas e atuação dentro dos princípios éticos e da ciência”. No mesmo documento, o órgão declarou que foi instaurado um procedimento administrativo disciplinar para analisar as práticas de George e as medidas cabíveis ao caso.

O Conselho aproveitou para destacar que “repudia também práticas de racismo, machismo, abuso sexual, violência contra mulher, lgbtfobia e etc”. George está custodiado e à disposição da Justiça.

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier