Construção de imóvel que desabou e matou família em Pituaçu era irregular

Informação é da Defesa Civil; engenheiros avaliam imóveis vizinhos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de março de 2018 às 09:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, afirmou na manhã desta terça-feira (13) que o imóvel de quatro pavimentos que desabou na Rua Alto de São João, em Pituaçu, foi construído de forma irregular. No desabamento, quatro pessoas morreram. Seis casas vizinhas foram isoladas – uma delas foi parcialmente demolida para facilitar o trabalho de resgate.

"Esse não é um local de escorregamento de terra. Trata-se de uma construção irregular. Ou seja, há um risco construtivo. Pelo que a gente apurou, era uma edificação de quatro pavimentos: sótão, térreo, primeiro andar e cobertura. Isso certamente pode ter pesado nesse período de chuvas e ter acontecido esse desabamento", afirma. 

Nas últimas 12 horas, choveu metade do previsto para todo mês de março em Salvador. "Chegamos a 108 mm na região de Plataforma. Isso gera um sobrecarregamento nos taludes e em construções irregulares. Percebemos que as construções são realizadas sem a técnica devida, o que gera essa sobrecarga do peso. Nossa equipe está fazendo avaliação para verificar se outros imóveis correm risco de desabamento", detalhou Sosthenes. 

Juliana Portela, diretora da Proteção Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), afirmou que as pessoas que moram ao lado do imóvel atingido serão retiradas e levadas para outras áreas, caso a Defesa Civil identifique a necessidade de evacuação da área. "Já existem quatro casas que vão ser demolidas, de imediato. Eles vão receber auxílio moradia e emergência. O primeiro de R$ 300 e o segundo vai de um até três salários, dependendo da avaliação das perdas", afirmou Juliana.Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Limpurb também estão no local.