Convento e Igreja de Santo Antônio, no Recôncavo, serão restaurados

Ordem de serviço foi assinada pelo Iphan, e obras começam nessa sexta (18)

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 15 de maio de 2018 às 03:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Frei Marcondes Uchoa / OFM Santo Antônio

O Convento e a Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira, no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, finalmente passarão por obras. A ordem de serviço foi assinada nessa segunda (14), e as intervenções emergenciais têm previsão de iniciar até a próxima sexta (18).

A restauração contará com recursos de cerca de R$ 445 mil para recuperação de 500m² de telhados, provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No último domingo (13), a presidente da instituição, Kátia Bogéa, visitou o local, com a presença do Frei Rogério Rodrigues e membros da Comissão Salve o Convento.

As vistorias realizadas pelo Iphan encontraram problemas nos forros e na cobertura da Igreja, oferecendo risco aos frequentadores e à integridade do imóvel. Pela urgência, a obra dispensa a licitação, conforme previsão do Artigo 24, Inciso IV da Lei 8.666/93. Segundo o Iphan, o prazo previsto para o término das obras é de 120 dias.

[[saiba_mais]]

Obras A igreja e o convento foram construídos em 1618 e tombados em 1941 e requerem cuidados especiais para sua restauração e manutenção. Para resguardar o forro da nave, onde há uma pintura ilusionista atribuída ao pintor José Joaquim da Rocha, será realizada uma cobertura provisória, impedindo a ação das intempéries à medida que a igreja for destelhada.

“Para além da revisão do telhado, indicamos a necessidade de instalação de uma subcobertura em fibra de vidro, que garantirá maior eficácia e longevidade ao sistema de cobertura. A subcobertura deverá ser instalada em faixas sobrepostas tipo veneziana em todo o trecho sobre os forros, de modo a garantir a troca de ar entre o interior e exterior da edificação histórica, solução imprescindível para conservação da pintura artística”, explica o Iphan.   Na ocasião, a presidente do órgão ressaltou a importância do bem e da luta da comunidade de São Francisco do Conde pela preservação do patrimônio. “Na vida a gente não faz nada sozinho, a gente só faz dando as mãos um com o outro. O Iphan, dentro das suas possibilidades e do seu orçamento, faz o possível para a preservação e valorização dos patrimônios e eu jamais deixaria de atender algo dessa magnitude”.   Também estiveram presentes o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, secretários municipais, vereadores e os deputados federal Cacá Leão (PP) e estadual Rosemberg Pinto (PT).   O deputado federal Cacá Leão salientou a importância da preservação do convento. “No primeiro momento pensávamos que seria apenas a contenção, mas agora Kátia nos trouxe essa notícia que iria restaurar a cobertura do convento. Até o mês de novembro provavelmente o projeto estará pronto”, disse ele, enfatizando que tentará através de uma emenda arrecadar R$ 15 milhões para executar a restauração completa do local.   A coordenadora geral da Comissão Salve o Convento conta que se emocionou com a assinatura. “Chorava como criança! A comissão está vibrando com esse passo dado! O que me animou é que a presidente do Iphan é comprometida com o trabalho que realiza e afirmou que tudo que temos que realizar, se não for com amor e fé, não tem sentido”, disse Valdelice dos Santos.   A luta dos franciscanos, entretanto, só está começando. Além das ações de contenção, um projeto de reforma deve ser concluído em breve e deve incluir um plano para arrecadação de recursos para o local.

Frei Rogério ressaltou que soluções como a construção de um museu de arte sacra e de hospedaria franciscana no local estão sendo debatidas para ajudar na manutenção de custos básicos e na sustentabilidade do patrimônio.

Cinco freis viviam no local, dentre eles frei Rogério. O frei Hermano, de 75 anos, que se recusava a deixar o local mesmo após interdição do imóvel, foi transferido em fevereiro para o município de Lagoa Seca, na região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba. “Ele prometeu voltar para a inauguração”, conta frei Rogério.

Bem Em 29 de novembro de 2017, o Convento e a Igreja de Santo Antônio foram interditados devido aos riscos que a estrutura do imóvel apresenta. Para tentar salvar o lugar, foi criada a Comissão Salve o Convento, formada por 24 pessoas, incluindo representantes da sociedade civil e das secretarias da Cultura e do Turismo, além da Defesa Civil de São Francisco do Conde.   De acordo com dados do Sistema de Informações do Patrimônio Cultural da Bahia (Sipac), o forro da Igreja de Santo Antônio é de abóbadas, com uma pintura ilusionista na nave atribuída a José Joaquim da Rocha, o mesmo que pintou o forro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador.

O convento é o único da América Latina com azulejos portugueses pintados à mão que contam todos os 16 milagres de Santo Antônio.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier