Copa Africana de Nações é adiada para 2022 por conta da pandemia

esportes
30.06.2020, 13:11:00
Atualizado: 30.06.2020, 13:12:16

Copa Africana de Nações é adiada para 2022 por conta da pandemia

O torneio estava marcado para acontecer de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2021, em Camarões

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Depois de causar consequências na Europa, na Ásia e nas Américas, a pandemia do novo coronavírus atingiu também o futebol na África. Nesta terça-feira (30), a Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em francês) anunciou o adiamento da edição de 2021 da Copa Africana de Nações para o ano seguinte. O torneio estava marcado para acontecer de 9 de janeiro a 6 de fevereiro, em Camarões.

"Esta decisão foi tomada em razão das incertezas com relação à situação do novo coronavírus e especialmente pelo problema de calendário", disse Ahmad Ahmad, presidente da CAF, em uma entrevista coletiva por videoconferência logo após o término a reunião virtual do Comitê Executivo da entidade.

As eliminatórias ainda estão longe de terminar e o futebol das seleções do continente não deve ser retomado antes de outubro em decorrência do surto global da covid-19. A decisão da Fifa na semana passada de cancelar a janela de setembro para os jogos das seleções em todas as regiões, exceto Europa e América do Sul, deixou a CAF com menos datas para tentar completar a campanha de qualificação da competição e finalizar o cronograma para o torneio de 24 equipes.

Ainda há quatro rodadas de eliminatórias para serem disputadas e, embora ainda possam ser agendadas para outubro e novembro, isso significaria ter que adiar o início da fase de grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.

Ainda de acordo com a reunião por videoconferência da CAF, algumas competições femininas, previstas para este ano, foram canceladas. O Campeonato das Nações Africanas, outro torneio continental, seria disputado ainda este ano, mas pelo mesmo motivo foi adiado para 2021.

Assim como a Copa Africana de Nações, o Campeonato das Nações Africanas vai acontecer em Camarões. O país tinha até segunda-feira (29), 15.592 infectados e 313 mortes pela covid-19.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/chico-kertesz-e-o-cara-das-lives/
Conhecido como diretor de clipes, Chico é também realizador de lives de Ivete, Bell e Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/intolerancia-religiosa-busto-de-mae-gilda-e-alvo-de-vandalismo-pela-2a-vez/
Criminoso, que acabou preso, disse que ataque em Itapuã foi a mando de Deus. 'Que Deus é esse?', questiona Mãe Jaciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medica-critica-sesab-por-apreender-remedios-doados-para-pacientes-com-covid-19/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tom-hanks-diz-que-covid-19-deixou-seus-ossos-sensiveis-rachando-por-dentro/
Ator e esposa pegaram a doença juntos, mas tiveram sintomas bem distintos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/strada-rodamos-na-bahia-com-a-nova-geracao/
Picape da Fiat agora tem cabine dupla com quatro portas e central multimídia que faz espelhamento sem fio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-campanha-especial-sobre-nova-linha-de-tvs/
Vídeos apresentam novidades das novas smarTVs da empresa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gari-tem-moto-furtada-logo-apos-saber-da-morte-da-mae-nao-faz-isso-comigo/
André Araújo gravou vídeo emocionado pedindo devolução de veículo que usa para complementar renda; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lei-aldir-blanc-pagamento-de-renda-mensal-deve-ficar-a-cargo-dos-estados/
Já os subsídios previstos para os espaços devem ser administrados pelos municípios; verba é federal
Ler Mais