Copa do Nordeste 2019 é sorteada, mas calendário segue indefinido

CBF só vai definir na semana que vem as datas da estreia e da final

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 10:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

A Copa do Nordeste 2019 foi sorteada na noite de quinta-feira (5), em Maceió, mas não teve o seu calendário divulgado. Não foram anunciadas no evento, por exemplo, as datas da abertura do torneio, que contará com um novo formato, nem da final, que acontecerá em dois jogos.

O calendário 2019 do futebol brasileiro foi divulgado na quarta-feira (3) pela CBF sem contemplar as 12 datas das quais a competição tem direito. Segundo o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues – que no ano que vem assumirá uma das oito vice-presidências da CBF –, trata-se de um procedimento normal.

“A Copa do Nordeste nunca teve um calendário específico. O que acontece é que a CBF divulga primeiro o calendário com estaduais, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, por aí vai, e depois as federações se reúnem com ela para acertar quais datas vão ceder para o regional”, argumentou.

>> Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste 2019>> Bahia tem até novembro para decidir se disputa a Copa do Nordeste>> 'Não estamos acomodados', diz Bellintani sobre críticas à Copa do Nordeste>> Bahia entrega ofício e deixa em dúvida participação na Copa do Nordeste

Segundo Ednaldo, as datas do Nordestão serão definidas na semana que vem, quando acontecerá uma reunião das nove federações da região com a CBF. O provável é que a estreia seja no dia 16 de janeiro, uma quarta-feira, quatro dias antes do início dos estaduais, no dia 20, um domingo.

Presidente da Liga do Nordeste, entidade que representa os clubes, Alexi Portela garantiu que, diferentemente do que aconteceu em 2018, a fase final da próxima edição não vai dividir espaço com a Série A, marcada para começar na última semana de abril. “Isso nós temos garantidos: a final será antes do Brasileiro. Na segunda-feira (dia 8) no máximo, teremos a divulgação”.

Se isso for cumprido, o provável é que o troféu do Nordestão seja entregue no dia 17 de abril, uma quarta-feira, quatro dias antes da final do Campeonato Baiano, marcada para o dia 21.

Presidente do Vitória, Ricardo David confia que as federações vão saber equilibrar as datas: “Há um entendimento para que os estaduais sejam cada vez mais enxutos e que caibam ao lado da Copa do Nordeste sem que seja exaustivo aos clubes. Tenho certeza que a CBF vai se acertar com as federações em breve”.

O último imbróglio é que, a pedido dos clubes, sete das nove federações aceitaram concentrar os jogos da Copa do Nordeste nos finais de semana, com os estaduais no meio da semana. Apenas as entidades de Bahia e Pernambuco não aceitaram.

“A princípio teremos nove datas nos finais de semana e três no meio de semana. Mas isso para os clubes das federações que aceitaram o pedido. Em relação aos times de Bahia e Pernambuco, não sei como vai ser. A CBF terá que se acertar com elas”, concluiu Alexi Portela.

Transmissão

Outra indefinição da Copa do Nordeste está nas transmissões dos jogos. O torneio tem apenas um contrato de TV aberta assinado, que não garante a exibição de todas as partidas, o que acontecia no canal por assinatura Esporte Interativo, que anunciou o fim das suas atividades em agosto.

“Contratamos uma empresa com experiência no mercado para administrar isso aí. Queremos fazer todos os jogos via internet, então estamos negociando com Facebook e Twitter”, disse o presidente da Liga, Alexi Portela. A empresa é formada por ex-diretores do Esporte Interativo.

*O repórter viajou a convite da Liga do Nordeste.