Copa do Nordeste começa em 15 de janeiro e acaba em meio à Série A

Final será entre 6ª e 7ª rodadas do Brasileiro; dupla Ba-Vi jogará no meio de semana

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 16:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quarta-feira (10) o calendário da Copa do Nordeste de 2019, cujos confrontos foram definidos em sorteio na última quinta-feira (4), em Maceió. A tabela deve ser oficializada em breve pela entidade.

O CORREIO teve acesso em primeira mão à agenda. Assim como nos dois últimos anos, a Copa do Nordeste terá sua fase decisiva em meio às primeiras rodadas do Brasileiro. O regional não se estenderá até a Copa América, que começará no dia 14 de junho. Em 2018, a competição teve semifinais e finais em meio à Copa do Mundo.

>> Bahia e Vitória querem pay-per-view na Copa do Nordeste de 2019>> Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste 2019>> Bahia tem até novembro para decidir se disputa a Copa do Nordeste>> Copa do Nordeste 2019 é sorteada, mas calendário segue indefinido>> 'Não estamos acomodados', diz Bellintani sobre críticas à Copa do Nordeste>> Bahia entrega ofício e deixa em dúvida participação na Copa do Nordeste

A primeira rodada será no dia 16 de janeiro, uma quarta-feira – mas os jogos ainda devem ser desmembrados para terça-feira, 15, em função da transmissão da TV aberta. A estreia será 14 dias depois do início da pré-temporada, marcada para o dia 2 de janeiro.

A partir daí, a Copa do Nordeste terá mais oito datas antes do início da Série A, todas realizadas em finais de semana. Para a dupla Bahia e Vitória, a regra é diferente. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) não abriu mão das datas dos finais de semana para o Estadual.

Sendo assim, tricolor e rubro-negro jogarão a Copa do Nordeste nas terças-feiras ou quartas-feiras. O mesmo vale para os times de Pernambuco – Santa Cruz, Náutico e Salgueiro. As datas do regional para eles aparecem em vermelho no calendário abaixo.

Confira abaixo a programação das primeiras rodadas: Datas do Nordestão em verde; para a dupla Ba-Vi, em vermelho (Foto: Reprodução/CBF) Só após o início do Campeonato Brasileiro, no dia 28 de abril, é que o Nordestão retornará para o meio da semana, com a semifinal, em duelo só de ida, e os dois jogos da final. Estas partidas devem acontecer nos dias 7, 21 e 28 de maio, terças-feiras, por conta da grade da televisão.

Confira abaixo a programação das últimas rodadas: Semifinal e finais do Nordestão aparecem em verde (Foto: Reprodução/CBF) A Copa do Nordeste terá dois grupos de oito times, cada. Bahia e Vitória ficaram em grupos separados e se enfrentarão na primeira fase, já que os confrontos serão entre equipes de uma chave contra as da outra. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, em jogo único na casa do time de melhor campanha.