Coreia do Sul anuncia retomada do futebol no dia 8 de maio

esportes
24.04.2020, 14:00:00
(Foto: Reprodução/Federação Coreana)

Coreia do Sul anuncia retomada do futebol no dia 8 de maio

Campeonatos nacionais vão voltar a ser disputados no país

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Coreia do Sul será o primeiro país que paralisou o futebol por conta da pandemia do novo coronavírus a retomar o seu campeonato nacional. Nesta sexta-feira, a Associação de Futebol da Coreia do Sul (KFA, na sigla em inglês) anunciou que a K-League, a liga sul-coreana profissional, começará a ser disputada no dia 8 de maio, mais de dois meses após a data inicialmente prevista.

A decisão da retomada do futebol no país asiático foi tomada após uma reunião em Seul entre representantes da competição e dos clubes. Os jogos serão retomados nas duas principais divisões do país - a elite conta com 12 times e a segunda divisão com 10.

A partida de abertura - que seria disputada no dia 29 de fevereiro, mas foi cancelada cinco dias antes devido ao aumento de infecções pela covid-19 no país - será entre o Jeonbuk Hyundai Motors, que conquistou os últimos três títulos nacionais, e o Suwon Samsung Bluewings, na casa do primeiro, o estádio Jeonju, usado na Copa do Mundo de 2002.

Neste primeiro momento, todas as partidas serão disputadas sem torcedores e não há datas ou critérios para estudar a possibilidade de permitir a entrada do público nos estádios. E devido ao atraso para o início da temporada, os representantes da liga e dos clubes concordaram em reduzir o número de partidas - serão 27 rodadas ao invés das 38 programadas.

No último domingo, como o número de casos na Coreia do Sul está diminuindo, o governo permitiu a retomada de competições esportivas ao ar livre, mas sem a presença de espectadores. Isso permitiu que os clubes da K-League, que estão autorizados a treinar desde março, jogassem amistosos entre eles a partir desta semana.

A Coreia do Sul foi um dos países fora da China que foi mais afetado inicialmente pela crise do coronavírus, mas conseguiu estabilizar infecções, a ponto de novos casos diários não passarem de 15 em um período de seis dias.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas