Coronavírus: paciente de Feira infectada na Itália deixará isolamento nesta quarta

bahia
10.03.2020, 21:29:58
Atualizado: 10.03.2020, 21:39:40
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Coronavírus: paciente de Feira infectada na Itália deixará isolamento nesta quarta

Já a empregada que contraiu vírus da patroa ficará mais sete dias em quarentena

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Únicos casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, as duas pacientes de Feira de Santana com resultado positivo para o Covid-19 permanecem estáveis. Ambas não possuem queixas nem sintomas da doença, afirma a coordenadora do comitê do enfrentamento do coronavírus em Feira de Santana, Melissa Falcão.

“A situação das duas pacientes está resolvida. Foram quadros muito leves da doença e os contatos tiveram a possibilidade de contaminação afastada”, explica a infectologista.

Nenhuma das duas pacientes ficou internada devido à baixa gravidade do caso. Hoje, acaba o isolamento domiciliar da primeira paciente, que se infectou ao viajar para a Itália. Já a doméstica que trabalhava para a mulher infectada - o segundo caso confirmado do coronavírus no estado - permanece isolada. De acordo com a coordenadora, a segunda enferma já cumpriu mais de sete dias de isolamento e espera o fim do período de 14 dias para retomar às suas atividades.

“O recomendado são 7 dias de isolamento e determinamos que o período fosse dobrado. A secretária já cumpriu os sete dias, mas deve esperar o fim dos 14 dias para sair do isolamento”, diz Melissa.

O contágio de pessoas que tiveram contato com as duas pacientes foi descartado devido ao período de tempo desde a proximidade com as duas mulheres.

“Quando se fala de incubação após a contaminação a média para desenvolver a doença é de 5 dias, mas pode chegar a 14 dias. Todas as pessoas monitoradas passaram dos 7 dias desde o contato e o risco de desenvolver a doença é muito baixo”, explica.

Apesar dos casos monitorados não terem apresentado a doença, os moradores de Feira têm um certo medo devido a confirmação dos casos na cidade. De acordo com a médica, outras pessoas relataram contato com as doentes, mas esses casos não possuíam critérios para a infecção.

“As pessoas tinham pânico por ter entrado na piscina do condomínio onde a paciente mora. Essa repercussão dos casos confirmados em Feira de Santana não deve inibir que as pessoas procurem o serviço de saúde pois mantemos sigilo. A gente pede que todo mundo que viajou para a América do Norte, Europa e Ásia e tenha sintomas, mesmo que apenas uma dor de garganta, entre em contato para fazer o exame”, pontua.

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais