Corpo achado em represa de São Paulo é de ambientalista desaparecido

Família reconheceu; polícia investiga o caso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2022 às 07:54

. Crédito: Reproduçao

O corpo do ambientalista Adolfo Souza Duarte, o Ferrugem, foi encontrado na represa Billings, em São Paulo, na manhã do sábado (6). Ele estava desaparecido desde a segunda (1º), depois de cair na água. O corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e reconhecido por familiares.

Segundo os Bombeiros, o corpo estava perto da primeira balsa, a cerca de quatro metros da margem. Ele foi encaminhado para para a Polícia Científica para o reconhecimento formal.

Ferrugem fazia passeios com jovens pela represa e coordenava uma ONG que defende o meio ambiente, a Meninos da Billing. Ele desapareceu na noite da segunda, quando passeava com um grupo. 

Uma das jovens que estava no barco contou em depoimento que Ferrugem a ajudou a não se afogar, mas depois desapareceu na água. Desde então ele era procurado.

A delegada que investiga o caso, Jakelline Barros, contou à TV Globo que os jovens contaram que houve um tranco inesperado e quem estava na parte de trás do barco caiu na água. 

"Ela (a jovem ouvida) diz que ele (Ferrugem) a ajudou a levantar, deu indicações de que deveria continuar a bater as pernas, mas ela afirma que, quando se apoiou na boia e olhou de lado, já não mais o viu", diz. Os passageiros que ficaram no barco chegaram a jogar um colete salva-vidas, mas embora a mulher tenha sido resgatada, o ativista sumiu na água.

Os jovens então levaram o barco de volta até a margem para pedir socorro. Ao relatar o caso a moradores, eles foram agredidos, diz o boletim. Na quarta, a delegada disse que investigava um possível homicídio culposo - sem intençaõ de matar. O caso foi registrado como morte suspeita.