Corpo de Gal Costa será velado em cerimônia aberta ao público em São Paulo

Na Assembleia Legislativa; enterro será restrito a amigos e familiares

Publicado em 9 de novembro de 2022 às 17:33

- Atualizado há 10 meses

O corpo da cantora Gal Costa será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo na sexta-feira (11), das 9h às 15h, em cerimônia aberta ao público, informou a assessoria da artista. Gal faleceu na manhã desta quarta (9), aos 77 anos.

O enterro vai ser em cerimônia fechada, com presença somente de familiares e amigos próximos.

A baiana morava já havia alguns anos na capital paulista, com o filho Gabriel, de 17 anos. 

A cantora tinha feito uma pausa na agenda de shows para passar por uma cirurgia para retirada de um nódulo da fossa nasal direita. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Meu nome é Gal Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945, em Salvador. Ela estreou nos anos de 1960, junto com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, no espetáculo Nós, Por Exemplo, em 1964.

O primeiro disco Domingo, foi lançado em parceria com Caetano. Em 1968, Gal participou do disco Tropicália ou Panis et Circencis (1968). Seu primeiro disco solo foi lançado em 1969, Gal Costa.

Ela ainda gravou: Cantar (1974), Água Viva (1978), Fantasia (1981), Baby Gal (1983), Gal (1992), Recanto (2011), entre dezenas de outros.

Em 1971, foi lançado Fa-Tal, um marco na carreira da artista e na história da música brasileira.

Última passagem por Salvador A volta de Gal aos palcos depois de um tempo afastada dos shows por causa da pandemia aconteceu no final de 2021, com a turnê "As Várias Pontas de uma Estrela", que homenageou Milton Nascimento.

A sua última apresentação em Salvador foi em março desde ano, e teve ingressos esgotados, logo na primeira semana de vendas. A turnê também passou por outras capitais, como  Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

"A obra de Milton Nascimento é linda, maravilhosa. E como cantor, ele é incrivelmente lindo, bom, espetacular", disse Gal sobre a escolha do homenageado, em entrevista ao CORREIO.