Corpo de garota de 14 anos é localizado na San Martin; número de mortos chega a 15

Os corpos de rês vítimas do soterramento foram encontradas nesta terça-feira (28), no Barro Branco

Publicado em 28 de abril de 2015 às 15:17

- Atualizado há um ano

O Corpo de Bombeiros localizou na tarde desta terça-feira (28), o corpo de uma adolescente de 14 anos, identificada apenas pelo prenome Cassia, debaixo dos escombros do deslizamento da encosta Barro Branco, na região da San Martin. A equipe de resgate acredita que essa seja a última vítima fatal dos deslizamentos decorrentes do temporal que atingiu a capital baiana durante a madrugada de segunda (27).(Foto: Mauro Akin Nassor)O corpo de Cassia foi o terceiro a ser encontrado e removido nesta terça-feira (28), pouco mais de 24 horas depois da tragédia que deixou um total de 11 mortos na San Martin e outros quatro na comunidade de Marotinho, no Bom Juá. Por volta das 13h, o Corpo e Bombeiros localizou o corpo de Dezenaide Dias, 59 anos, e, logo no início da manhã, o de Sivaldo Silva Neves Filho.

No final da noite de segunda-feira (27), o adolescente Roberto Ubiratan Santos Junior, 16 anos, resgatado com vida depois de uma operação de quase sete horas durante a manhã na avenida San Martin morreu no Hospital do Subúrbio.

[[saiba_mais]]A chuva forte na comunidade do Barro Branco provocou um desabamento que atingiu duas casas, soterrando pessoas que ainda dormiam. Entre as vítimas fatais do desabamento na San Martin estão um menino de 12 anos identificado como Samuel Santos de Oliveira, Maria Tereza Jesus Silva, 57 anos, Maria José dos Santos,75 anos, Magnólia Paim dos Santos, 44 anos, José Cosme Oliveira Lins, 56 anos, e Elaine Oliveira dos Santos, 30 anos, Jocenildo Santos Luz, 33 anos.Bom JuáOutro desabamento deixou pelo menos quatro mortos na região do Marotinho, no Bom Juá, incluindo dois irmãos adolescentes. Dois morreram no local e outros dois chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Uma casa desabou sobre a outra.Morreram os irmãos Joice Bispo Reis, 15 anos, e Jonathan Bispo Reis, 13, a mãe Geraldina Bispo, da casa de baixo, e Adriano Bispo Pereira, também criança, que era parente das outras vítimas e morava na casa de cima.Jeane da Cunha Bispo e um menino de oito anos ficaram gravemente feridos no deslizamento e estão internados no Hospital Geral do Estado (HGE). Um adolescente de 13 anos também chegou a ser socorrido para a unidade, mas recebeu alta ainda na tarde da segunda-feira (27).Volume de chuvasA chuva começou às 18h de domingo. Segundo dados da prefeitura, foram 243 milímetros entre 3h e 10h  de ontem - a mesma a quantidade de todo mês de abril de 2014. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva, provocada por uma frente fria, segue até quinta.Por conta dos prejuízos à população, o prefeito ACM Neto anunciou o envio do projeto de lei à Câmara Municipal que institui benefício de três salários mínimos para vítimas de casos graves de calamidade.

RecuperaçãoEquipes do Exército vão auxiliar na retirada de moradores de áreas ameaçadas após o temporal que atingiu a capital baiana nesta segunda-feira (27). Os militares foram acionados para retirar as famílias, mobiliários e pertences que estão em casas ameaçadas pelas chuvas. 

O Exército irá atuar na elaboração de ações de prevenção e de salvamento de vidas e na distribuição de kits humanitários, para que as vítimas da chuva tenham suas condições de vida recompostas. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesas Civil Municipal, Estadual e Federal também irão cooperar.