Corpo de produtor baiano é sepultado no Jardim da Saudade

Henrique Baiano trabalhava para Marília Mendonça e morreu no acidente de avião

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2021 às 15:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: reprodução

O país acordou ainda em choque com o acidente de avião que matou a cantora Marília Mendonça, seu produtor geral, Henrique Bonfim Ribeiro, também conhecido como Henrique Bahia, e outras três pessoas. O corpo do produtor baiano chegou ao Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, neste sábado (6), por volta das 14h30. Já havia familiares e amigos no local esperando pela cerimônia que estava marcada para às 17h. Amigos estão chegando para o enterro às 17h (Foto: Felipe Aguiar/ CORREIO) O caixão foi levado para a capela H, onde aconteceu a cerimônia. Logo após a chegada do corpo do jovem de 32 anos, os presentes saudaram sua memória com uma salva de palmas. E assim foi o clima ao longo da tarde. De tempos em tempos o espaço era preenchido por palmas e saudações à memória de Henrique. Parentes e familiares chegaram, se abraçaram, choraram e foram se espalhando, em silêncio, na espera do momento de prestar suas homenagens. O enterro do produtor baiano foi o único que aconteceu no cemitério nesta tarde de sábado.

Por volta das 15h45, o local já estava repleto de pessoas. Coroas de flores davam cor à capela onde a despedida do produtor aconteceu. Carros, amigos e familiares e coroas de flores não pararam de chegar. Até mesmo pessoas com malas de viagem chegaram para prestar suas homenagens. Apesar da área externa da capela estar cheia, o silêncio tomou conta do local por um tempo. Os pássaros que sobrevoavam os arredores do cemitério na tarde nublada preenchiam o local com seu canto.

À medida que foram chegando mais pessoas, elas se despediam de Henrique e procuravam um lugar para confortar a dor em abraços e conversas entre amigos. O assunto que dominava não podia ser diferente, a saudade da pessoa alegre que era o produtor. Essas despedidas emocionadas ocorreram até, aproximadamente às 16h40, quando a cerimônia começou.

Após os rituais religiosos habituais, familiares lembraram emocionados de Henrique. As lembranças mais frequentes foram sobre a energia que o baiano tinha. Sua energia para cima, seu sorriso e seu gosto pela festa. Parentes também brincaram dizendo que o produtor não iria gostar de ver rostos tristes e que, a partir daquele momento, ele estaria alegrando as pessoas do céu.

Sua família agradeceu a presença e o carinho dos presentes e seguiram para o cortejo até o local onde Henrique foi enterrado. No caminho, palmas incessantes guiavam a multidão. As coroas de flores guiavam as pessoas em meio a saudade que preenchia o local. Como foi descrito por parentes, o baiano respirava música e sua despedida não poderia ser diferente. No caminho do enterro, um familiar tocou “Todo mundo vai sofrer”, de Marília Mendonça, com uma gaita. Por volta das 17h30, os presentes cantavam a canção gopel “Restitui”, como última homenagem. Apesar da dor da perda, o ambiente tinha uma energia para cima, que parecia ser a representação de como seus amigos e entes queridos descreveram o jovem produtor, uma pessoa apaixonada pela música e pela vida.

Vida e homenagens

Henrique, que faria 33 anos em dezembro deste ano, nasceu em Salvador, mas morava em Goiânia há mais de dez anos por conta do trabalho. Na capital goiana, o baiano se tornou produtor do cantor sertanejo Cristiano Araújo, que morreu em 2015, após um acidente de carro. Henrique deixa um filho de oito anos, que morava com a mãe em Minas Gerais.

Apaixonado pela música e realizado com seu trabalhado, Henrique publicou, no início desta semana, em suas redes sociais, que estava contente por estar de volta. Os shows da cantora Marília Mendonça estavam sendo retomados pós pandemia. Em sua publicação ele escreveu “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.”

Também nas suas redes sociais, o produtor baiano publicou, na sexta-feira (5), pouco tempo antes de embarcar no avião, registros da viagem para o show de Marília em Caratinga.

Nas redes sociais, amigos e familiares lembraram da energia cativante do baiano. “Quanta paz de espírito você tinha”, comentou uma amiga numa publicação. Seu pai falou sobre a saudade e o legado que o filho deixou como profissional. O time do coração de Henrique também se pronunciou sobre o ocorrido. "É com muito pesar que o Esporte Clube Vitória vem lamentar a perda de Marília Mendonça, Henrique Bahia e os demais tripulantes, na tarde desta sexta-feira (05). Desejamos força para todos familiares, amigos e fãs. Nosso respeito e admiração!", escreveu o perfil oficial do clube rubro negro.

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou o acontecido e prestou homenagens ao produtor musical. "Muito impactado com a morte da talentosa Marília Mendonça, do produtor musical baiano Henrique Ribeiro, e demais passageiros e tripulantes do trágico acidente aéreo em Minas Gerais nesta sexta [...]" *com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo