Corpo do catador Luciano Macedo será enterrado nesta sexta-feira

Luciano foi atingido por três disparos e morreu na madrugada dessa quinta-feira (18)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2019 às 10:20

- Atualizado há um ano

O enterro do catador de material reciclável Luciano Macedo, 27 anos, acontecerá nesta sexta-feira (19) à tarde, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio. A família não divulgou o horário do sepultamento. Luciano levou três tiros no domingo (7), ao tentar ajudar a família do músico Evaldo dos Santos Rosa, o Manduca, 51 anos, que teve o carro fuzilado por 83 tiros disparados por militares do Exército, quando passava por Guadalupe, zona norte do Rio. O músico morreu na hora. 

De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciano morreu na madrugada dessa quinta-feira (18), no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Em nota, a secretaria informou que "todos os esforços clínicos necessários foram realizados por profissionais multidisciplinares do Hospital Estadual Carlos Chagas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento ao paciente Luciano Macedo, vítima de perfuração por arma de fogo que deu entrada na unidade no último dia 7".

A SES esclareceu que o paciente "apresentava estado de saúde gravíssimo desde a entrada na unidade, o que impossibilitava sua transferência". No dia 17, Luciano foi submetido a uma cirurgia torácica, mas acabou morrendo às 4h20 da madrugada de ontem (18). O catador deixou mulher, Daiana Horrara, grávida de cinco meses.

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz conseguiu, por meio de doações, enxoval para o bebê e dinheiro para alugar casa para a viúva. De acordo com o advogado da família do catador, João Tancredo, nove tiros disparados pelos militares atingiram outro veículo estacionado do outro lado da rua.