CORREIO apresenta série 'Onde está Geovane' em congresso da Abraji

Trabalho investigativo do CORREIO inspirou o filme Sem Descanso, dirigido por Bernard Attal

Publicado em 30 de junho de 2018 às 12:34

- Atualizado há um ano

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A série de reportagens Onde Está Geovane, que revelou a execução do jovem Geovane Mascarenhas dentro da sede da Rondesp, em 2014, foi apresentada neste sábado (30) no 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.

O trabalho investigativo do CORREIO inspirou o filme Sem Descanso, dirigido por Bernard Attal (A Coleção Invisível), com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

O repórter Bruno Wendel, responsável pelas investigações da série, contou os bastidores das reportagens, ao lado de Fabíola Aquino, produtora do filme, na mesa "Jornalismo e documentário: intersecções".

"A série começou depois que conheci o pai de Geovane, quando ele ainda buscava pelo paradeiro do filho. Ele é o grande herói dessa história", lembrou Bruno. "Depois da publicação da primeira matéria, a Secretaria de Segurança Pública descobriu que Geovane estava morto e, meses depois, o Correio revelou que a investigação apontava que ele havia sido executado e decapitado dentro da própria sede da Rondesp", complementou. "Passaram-se quase quatro anos e os policiais ainda não têm data para julgamento. O interessante de o filme sair agora é que ele mantém a história viva", comemorou.

"Foi um trabalho que chamou muito a atenção no jornalismo baiano. Uma história incrível, trágica, que sensibilizou o Bernard (Attal) e o fez mobilizar uma equipe para produzir o documentário", contou Fabíola, destacando os três anos necessários para as filmagens.

O debate contou ainda com a participação de Daniel Brunet e Vinicius Sassine, ambos jornalistas de O Globo. 

Nova visão digital Em outra mesa do congresso - que reuniu este ano mais de 800 profissionais, de seis países diferentes -- o editor de Inovação do CORREIO, Juan Torres, falou sobre como é o desenvolvimento de novos produtos digitais no jornal, ao lado de Paty Gomes, do Jota, e Daniel Tozzio, do UOL. O CORREIO ganhou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais nos últimos cinco anos, mais da metade deles com produtos e projetos digitais.