CORREIO cria nova editoria para cobrir temas ligados à sustentabilidade

Em parceria com o WWI - Worldwatch Institute, jornal vai ampliar cobertura de temas ligados à sustentabilidade social, econômica e ambiental nos canais impresso e digital

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2017 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As catástrofes climáticas chegaram a tal nível que cuidar do mundo e de seus habitantes para garantir a sobrevivência de novas gerações e a perpetuação dos negócios virou um imperativo para governos, empresas e cidadãos. O lado positivo deste momento é que a consciência sobre os problemas socioambientais é cada vez maior, bem como as ações desenvolvidas em todas as esferas em defesa de um planeta melhor para todos. Pode-se considerar que o mundo, após séculos de exploração desenfreada dos recursos naturais, encontra-se em um ponto de virada para se tornar mais sustentável e, desta forma, ser capaz de gerar prosperidade social e econômica com equilíbrio ambiental para todos.

Diante deste quadro, de perplexidade mas também de esperança, o CORREIO – em parceria com o Worldwatch Institute (WWI) – lança um nova editoria, a CORREIO SUSTENTABILIDADE. A proposta é a de disseminar conteúdo multiplataforma, divulgando dados, estudos análises e bons exemplos de desenvolvimento econômico, social com respeito ao meio ambiente nas plataformas digitais, impressa e em projetos especiais. O foco é - com base na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçada pela ONU - informar, analisar, debater,compartilhar e propor novas ações de cuidados com o nosso planeta e com as pessoas que o habitam. Afinal, sustentabilidade é caracterizada pelo tripé: Sociedade, Economia e Meio Ambiente.

O WWI é um dos mais respeitados institutos de pesquisa do mundo. Com sede nos Estados Unidos, seu foco são os estudos sobre sustentabilidade e ele publica regularmente relatórios internacionais que são referências para universidades, governos, empresa e sociedade civil. Estes documentos servem de subsídios para a elaboração de projetos e programas sustentáveis em todo o mundo.

“É uma satisfação para o WWI estabelecer essa parceria com o CORREIO, a exemplo do que é feito com parceiros da mídia em vários países do mundo, transferindo o conteúdo das nossas pesquisas, todas lastreadas em fatos e dados, para ajudar a estimular o debate sobre sustentabilidade, que vai muito além da questão socioambiental pois também abraça a dimensão do desenvolvimento econômico como um todo”, afirma Eduardo Athayde, diretor do WWI no Brasil há 20 anos.

O diretor-executivo do CORREIO, Roberto Gazzi, destaca que a nova editoria vem se somar a outras iniciativas do jornal que visam contribuir para o desenvolvimento da sociedade baiana.  “O CORREIO SUSTENTABILIDADE vem compor o novo ambiente digital que o CORREIO está lançando. É um tema que queremos amplificar, seguindo a tendência do interesse da sociedade. Pois o que nos move é, além de informar bem e com credibilidade, fazer um jornalismo que ajude o desenvolvimento da sociedade baiana”.

“No seu papel de líder em circulação e audiência, o jornal promove conteúdos de vanguarda ao lançar o CORREIO SUSTENTABILIDADE. São análises, dados, notícias que promoverão uma tomada de consciência sobre os principais assuntos desde novas tecnologias a práticas de impacto social que promovam uma sociedade mais equilibrada, justa e próspera. Todas essas informações com o jeito próprio do CORREIO de contar histórias, contextualizando com o cenário local e trazendo o dia a dia dos baianos, realizando de fato uma mudança de hábito positiva”, diz Fábio Góis, gerente de Mídias Digitais e Marketing do jornal.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, sempre é bom ter em mente, são: 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade; 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.