CORREIO é finalista da 'Libertadores' do jornalismo pela 3ª vez seguida

Jornal foi indicado na categoria “Melhor novo produto” do Latam Digital Media Awards, mais importante prêmio em jornalismo digital da América Latina

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 19:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Imagem: Reprodução

O CORREIO é finalista do Latam Digital Media Awards, o prêmio mais importante em jornalismo digital da América Latina, organizado pela Associação Mundial de Jornais e Veículos Noticiosos (WAN-Ifra). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18).

O jornal foi indicado na categoria “Melhor novo produto” pelo seu projeto de grupos segmentados de WhatsApp - uma metodologia criada pelo CORREIO e que vem sendo usada pelo jornal desde o ano passado. O projeto já ganhou este ano o 1º lugar no INMA Global Media Awards, um dos principais prêmios do mundo em jornalismo.

Com a indicação, o projeto se classifica automaticamente para disputar o World Digital Media Awards, a Copa do Mundo da inovação em jornalismo, cuja cerimônia este ano será em Berlim, na Alemanha. O anúncio dos vencedores do Latam Digital Media Awards acontece em novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Esta é a terceira vez que o CORREIO é indicado ao prêmio. No ano passado, o CORREIO foi finalista com o projeto O Silêncio das Inocentes e, em 2015, foi finalista com o especial Tempo Perdido.

Além do CORREIO, apenas dois jornais brasileiros tiveram indicações: Folha de S. Paulo e Zero Hora. Confira aqui a lista completa de finalistas. Telas do grupo de WhatsApp criado com torcedores do Bahia Os grupos de WhatsApp Na iniciativa, o jornal reúne em um grupo de WhatsApp leitores interessados em temas específicos. O primeiro foi realizado com torcedores do Bahia, no ano passado. O Esporte Clube Bahia apoiou a ação.

Em junho do mesmo ano, a ação aconteceu com grupos de estudantes do Enem, desta vez em parceria com o sistema Ari de Sá. 

“O mais interessante dos grupos é dar oportunidade ao leitor de compartilhar os seus conhecimentos e trocar informações e opiniões com os demais, mas tudo com a mediação do CORREIO, que está ali como mais um participante no papo, mas um participante com credibilidade e que se torna referência. Esse é o grande valor”, explica o editor de Inovação, Juan Torres. 

Pela vinculação à credibilidade e à inovação, a iniciativa tem também grande valor para os parceiros, explica o gerente de Marketing do CORREIO, Fábio Góis. "A segmentação dos grupos em torno de determinados temas é muito interessante porque reúne leitores muito antenados naquele assunto específico, tornando o espaço numa excelente oportunidade para patrocinadores que queiram chegar à palma da mão desse público, vinculando sua marca a inovação e informação de qualidade", destaca.

Coordenador de Relacionamento do Esporte Clube Bahia, Leonardo Moradillo afirma que a inovadora iniciativa do jornal Correio “abriu portas para estreitar as relações entre clube e torcida”. “O projeto trouxe a oportunidade de aproximar sócios e torcedores para discutir e pensar sobre o Bahia. O ambiente promovido pela parceria foi excelente e resultou na troca de informações estratégicas e importantes para o time”, ressaltou.

Chamado de "Resenha CORREIO", o projeto-piloto convocou torcedores pelo site. Os primeiros inscritos, então, foram adicionados ao grupo, que ficou ativo durante toda uma partida, com os usuários trocando informações e conversando sobre o jogo. Após essa primeira experiência, o clube entrou em contato e novos grupos foram criados, desta vez com sorteio de brindes aos usuários. A iniciativa foi muito comemorada pelos torcedores que participaram, que foram até convidados para um café da manhã na redação, onde puderam bater papo com os jornalistas.

Outros prêmios Além do INMA Global Media Awards, o projeto dos grupos segmentados de WhatsApp do CORREIO já havia recebido destaque como uma das 12 iniciativas mais inovadoras do mundo, em um estudo da Global Editors Network (Rede Global de Editores), ao lado de veículos como New York Times, BBC e The Wall Street Journal. Além disso, a iniciativa também tinha ganhado destaque em veículos que cobrem inovação em jornalismo no mundo, como o journalism.co.uk, do Reino Unido.

INDICAÇÕES EM OUTRAS EDIÇÕES DO LATAM DIGITAL MEDIA AWARDS 2015 – Tempo Perdido 2016 – O Silêncio das Inocentes 2017 – Grupos segmentados de WhatsApp