Correio lança novo site com reportagens especiais e novas seções; conheça

O conteúdo será dividido em Minha Bahia, Ba-Vi, Sua Diversão, Brasil & Mundo e Só se vê no Correio*

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 6 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

Você consegue se lembrar de como se via no espelho há um ano? Ou o que pensava sobre o mundo há um mês? Talvez você até lembre, mas não se surpreenda se tudo tiver mudado – o que vê, como se vê ou o que pensa. Certamente, de um ano para cá, muita coisa está diferente. De ontem para hoje, sua vida pode ter se transformado radicalmente. 

De ontem para hoje, o CORREIO mudou. Ou melhor: o Correio24horas, nosso site, está de cara nova. E não foi só para ficar mais bonito – o que, sem falsa modéstia, ficou mesmo. Mudou para ficar melhor para você. Para começar, o design está mais leve e atual, com navegação mais fácil e intuitiva. O conteúdo está ainda mais atual e conectado aos baianos. 

Agora, o layout – desenvolvido pela designer portuguesa Mariana Santos –, dá mais valor à curadoria, que é uma seleção dos assuntos mais relevantes e interessantes. As reportagens serão apresentadas de uma forma inovadora: Minha Bahia, Ba-Vi, Sua Diversão, Brasil & Mundo e Só se vê no Correio*, além de um espaço para as imagens de destaque do dia, tanto das lentes dos fotógrafos quanto da equipe de vídeo do jornal. 

A mudança começou há cerca de um ano, liderada pelo diretor executivo do CORREIO, Roberto Gazzi. De lá para cá, toda a estratégia de negócio foi reformulada, com maior investimento para os conteúdos multiplataforma. Assim, o objetivo é que você, leitor, sinta uma diferença de imediato: tanto na agilidade com a qual as notícias vão chegar, até quanto na qualidade do jornalismo produzido. 

“É um produto digital feito na Bahia para os baianos, estejam eles onde estiverem. E que certamente vai agradar até os ‘estrangeiros. Privilegiamos antes de tudo a experiência do usuário, principalmente a dos que nos acessam pelos celulares”, garante Gazzi. E, como ele adianta, as coisas não vão parar por aí. “Inovação é um conceito implantado no CORREIO e, com isso, nosso público pode esperar por mais novidades”. 

Para ajudar a pensar em todas as novidades, a designer portuguesa Mariana Santos aportou na redação do CORREIO em janeiro. Com passagens pelo The Guardian (Reino Unido), pelo Fusion (Miami) e os Jogos Rio-2016, além de ser CEO do projeto de empoderamento feminino Chicas Poderosas, Mariana é referência mundial em jornalismo digital. 

Para cá, ela trouxe um formato que preza pela interatividade, com linguagem e navegação elegantes. “Todo o time do CORREIO se prontificou a melhorar sua presença online, não só com a qualidade das notas como com a dedicação para o seu público.  E assim nasceu o novo site: centrado nos seus leitores, pois eles são as pessoas mais importantes na existência do CORREIO. Para mim, foi um enorme prazer trabalhar com pessoas tão dedicadas e com um espírito de equipe tão forte”, comemorou a designer. 

Vitrine e curadoria Com as cinco novas seções, navegar no site vai ficar muito mais prático. Em Minha Bahia, a primeira divisão, vão ficar os assuntos que influenciam a vida de quem mora na capital e nas cidades do interior, além de análises e leituras sobre como o noticiário nacional ou mundial pode interferir na vida do baiano. 

Ainda em Minha Bahia, o CORREIO inova mais com os destaques de sites e blogs parceiros que mostram a diversidade e a variedade de notícias pelo estado, sob a chamada ‘Pelo interior’. “O site é uma vitrine, inclusive, para o estado. A home será um hub de sites de notícias pelo interior com blogs parceiros já consolidados em suas comunidades, em suas cidades. São influenciadores em suas regiões”, destaca a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra.  Em Ba-Vi, você confere a cobertura dos dois maiores clubes de futebol do estado (Imagem: Reprodução) Em Ba-Vi, a seção destinada ao esporte, o destaque é bem literal: vai para a cobertura sobre os dois maiores clubes de futebol que representam o estado. Inclusive, a dica é conferir a ‘novela Ba-Vi’: dois especiais que resgatam o passado dos times, contados em oito capítulos – sempre a cada sexta-feira. No entanto, os lances do futebol brasileiro e as novidades mais importantes de outras modalidades estão garantidos. 

Já na seção Sua Diversão, vão ficar as opções de entretenimento, lazer e artes. O Guia Correio* fará a curadoria da programação cultural, além de resenhas de gastronomias, dicas de filmes de séries e matérias sobre comportamento e diversão. Na seção, vale, por exemplo, conferir a entrevista de Cláudia Leitte, contada de uma forma bem diferente. 

Outra novidade é o Só se vê no Correio*. Lá, serão postados todos os conteúdos opinativos, críticos, analíticos e especiais. Sabe aquele colunista que você não perde um texto? Pois, está lá. Aquela série de reportagens exclusivas que você acompanhou durante dias? Está lá também.  Em Só Se Vê No Correio*, vão ficar artigos, reportagens exclusivas e conteúdos especiais (Imagem: Reprodução) Dá para acompanhar deste a saga da estudante Rogilene Batista, que pedalava do Lobato aos Barris para estudar e agora vai para Coimbra graças a uma vaquinha virtual, até especiais como Vozes da Seca, que mostrou o drama de quem convive com a pior seca do século. “O Só se vê no Correio* é mais que uma seção, é um selo. Nossa intenção foi criar um espaço em que o leitor conheça e siga os nossos talentos. É um lugar de reflexão e debate, de opinião, de um conteúdo com o nosso olhar e jeito de fazer jornalismo”, completa Linda. 

A ideia de tudo isso é mesmo proporcionar a melhor experiência a todo mundo, de acordo com o gerente de marketing e mídias digitais do CORREIO, Fabio Gois. “Estamos próximo dos nossos leitores, ouvindo suas demandas e analisando o comportamento de nossos usuários, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor conteúdo e a melhor experiência. Por isso, queremos estar acessíveis, levando a notícia para o dia a dia dos baianos, reunindo o que há de mais importante no estado”.