CORREIO/iBahia sabatinam Marcos Mendes e João Santana nesta quarta

Sabatinas vão ser transmitidas ao vivo às 11h e às 13h, nos canais dos veículos de comunicação

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 06:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O segundo dia de sabatinas CORREIO/iBahia acontece nesta quarta-feira (5). Serão sabatinados os candidatos Marcos Mendes (PSol), às 11h, e João Santana (MDB), às 13h.

As entrevistas vão ser conduzidas pelos jornalistas Donaldson Gomes, editor de Política e Economia do CORREIO, e Maíra Azevedo, a influenciadora digital que criou a personagem Tia Má. 

Serão 60 minutos de transmissão ao vivo pelos canais digitais do CORREIO e do iBahia (sites, páginas no Facebook e no Youtube).

A sabatina vai ser dividida em quatro blocos de 15 minutos cada. No primeiro bloco, o candidato poderá se apresentar ao público respondendo uma pergunta comum a todos e outra feita por um adversário, que foi sorteado previamente na presença dos assessores de cada candidato. Nos demais blocos, apresentarão seus projetos e responderão perguntas, tanto dos jornalistas que comandam a sabatina, quanto dos internautas e ainda de eleitores que foram entrevistados e resolveram mandar um questionamento, em intervenção feita na estação da Lapa. 

O CORREIO hoje tem uma audiência média mensal de 30 milhões pageviews e 5 milhões de usuários únicos, enquanto o iBahia acumula  22.698.904 de pageviews e 3,1 milhões de usuários.

Primeiro dia Nesta segunda-feira (4), o candidato Zé Ronaldo (DEM) foi o primeiro a ser entrevistado pelos jornalistas. Entre as propostas apresentadas, ele falou sobre não aumentar os impostos.

Zé Ronaldo foi questionado pelo editor de economia e política do CORREIO, Donaldson Gomes, sobre o ICMS cobrado na Bahia, um dos maiores do país. Zé Ronaldo afirmou que não irá aumentar nenhum dos tributos do estado, caso seja eleito. Com relação ao ICMS, o democrata afirmou que irá retornar à lei em vigência no governo de Paulo Souto com uma incidência menor da cobrança do diesel.

Já o candidato Rui Costa (PT) cancelou a sua participação. Mesmo assim, por respeito aos eleitores, os jornalistas Donaldson Gomes e Maíra Azevedo leram as perguntas em uma transmissão ao vivo que durou cerca de 15 minutos.

Em relação à ausência do candidato Rui Costa, o diretor do CORREIO lamentou. “É um desrespeito ao eleitor, ao cidadão baiano e à própria democracia. É uma atitude não republicana e bem lamentável”, avaliou. Para Gazzi, foi uma pena que o candidato tenha optado por deixar de utilizar o espaço disponibilizado. 

Através de uma nota, encaminhada às 17h30 de segunda (3), o candidato petista justificou a ausência na sabatina dele, que estava prevista para hoje às 13h: “A assessoria de comunicação do candidato à reeleição Rui Costa informa que o mesmo não poderá participar da sabatina desta terça-feira, dia 4, por questões de agenda e de gravação dos programas eleitorais”.