Corretores vão divulgar em São Paulo venda de terrenos em Salvador

O TAC foi assinado entre a prefeitura e o Creci-SP na tarde desta segunda

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 24 de abril de 2017 às 20:39

- Atualizado há um ano

O total de 32 terrenos pertencentes ao município será colocado à venda nos próximos meses. Na tarde desta segunda-feira (24), o prefeito ACM Neto e o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci –SP), José Augusto Viana Neto, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o órgão faça a divulgação das licitações no estado de São Paulo. A assinatura do TAC foi realizada no Palácio Thomé de Souza. Presidente do Cresci assina o acordo ao lado do prefeito (Foto: Divulgação/ Agecom)Em 2014, a prefeitura havia colocado 60 terrenos à venda, sendo que 14 deles foram comercializados até o momento. Agora, outros 32 serão incluídos à lista. A expectativa é que, com a divulgação através do Creci-SP, essas áreas sejam comercializadas mais rápido. O presidente da entidade, Viana Neto, contou que existem 115 mil corretores ativos no órgão. “Esse é um projeto que nós já desenvolvemos com o governo do estado de São Paulo. Há 12 anos que nós divulgamos para os corretores e, nessas divulgações, normalmente os imóveis são liquidados”, afirmou. Essa foi a primeira vez que o Creci-SP assinou um TAC desse modelo fora do estado. 

Segundo o prefeito, o projeto para a venda dos novos terrenos foi encaminhado para a Câmara Municipal de Salvador e a expectativa é de que ele seja votado até junho. “Pelas contas que eu fiz, a gente pode conseguir votá-lo um pouquinho antes do São João. A gente sabe que o projeto de desafetação e alienação passa por todo um trâmite de prazos que precisam ser cumpridos. Não vamos votar no apagar das luzes, tudo será feito com muito debate e estamos abertos para prestar qualquer tipo de informação para a população”, afirmou Neto. A prefeitura não divulgou quanto pretende arrecadar com a venda, mas informou que o recurso será destinado a obras, como a construção do hospital municipal. O secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, destacou a importância do projeto. 

"A população ganha de duas formas: primeiro, porque a prefeitura está arrecadando para aumentar o próprio patrimônio. O exemplo mais eloquente disso é a aplicação dos recursos que foram auferidos com a venda dos terrenos do primeiro projeto no hospital municipal que está em plena construção; e o segundo, é que os terrenos que não tinha a utilização imediata da prefeitura, quando forem comercializados, vão significar empreendimentos novos para a cidade, o que gera emprego", afirmou.