Cratera em Vera Cruz aumenta quase 3 metros em sete dias

Buraco misterioso tem mais de 40 metros de profundidade

Publicado em 19 de junho de 2018 às 11:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Dow

A misteriosa cratera com mais de 40 metros de profundidade, aberta em meio ao resquício de mata atlântica no povoado de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, aumentou 2,7 metros de comprimento em um período de sete dias.

O buraco surgiu no dia 1° de junho em um área de exploração da empresa Dow Química, responsável pela extração de salmoura no povoado. Na primeira medição realizada pela própria empresa, no mesmo dia em que um de seus técnicos encontrou a cratera na área aberta em meio a mata, o buraco tinha 69 metros de comprimento por 29 metros de largura com a profundidade de 46 metros. 

Em uma nova medição, realizada no dia 8 de junho, verificaram que as novas medidas são: 71,7 metros de comprimento por 29,70 de largura e profundidade de 45,40 metros. Ainda de acordo com a empresa, houve uma pequena diminuição de profundidade porque com os recorrentes desabamentos de terra, sedimentos se concentraram no fundo do buraco. Vista aérea da cratera aberta em Matarandiba, em Vera Cruz (Foto: Dow/Divulgação) Segurança Após a identificação da cratera, a área havia sido isolada com fita em uma distância de 200 metros. Um funcionário da Dow também ficava ao redor para alertar aos moradores do povoado sobre o perigo.

Agora, a empresa, criou uma barreira física localizada a 300 metros de distância do buraco. Segundo a Dow, semanalmente, estão sendo realizadas medições de erosão. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da multinacional, alerta a população sobre os perigos de acessar a área. "Este fenômeno é esperado até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, e hoje a parte inferior possui perímetro maior do que o das bordas superiores. Por isso é tão importante que as pessoas não acessem o local", destaca a Dow.