'Creio que este ano vou ter mais espaço', projeta Eron

Centroavante formado na base do Vitória revela conselho do técnico Marcelo Chamusca

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricia da Matta/ EC Vitoria

Eron sonha com o primeiro gol como jogador profissional do Vitória. “Queria que fosse um gol de cabeça”, escolhe o centroavante, sem enfeitar. “É minha especialidade e acho que iria ser bacana”, projeta o jogador revelado na Toca do Leão. Quando? “Não vai sair de qualquer jeito, tenho que ter tranquilidade”, pondera, antes de revelar a ansiedade. “O primeiro jogo já está aí, dia 15, contra o CSA”, avisa, entusiasmado por representar o Leão no primeiro compromisso do ano, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela Copa do Nordeste. 

A temporada passada coloca Eron, 20 anos, como candidato a balançar a rede. Foram 31 gols marcados em jogos oficiais da base: cinco na Copa São Paulo, dez no Campeonato Baiano, outros dez no Brasileiro de Aspirantes, quatro no Brasileiro sub-20 e dois na Copa do Brasil da mesma categoria.

Integrante a princípio da equipe sub-23 do Vitória, ele está treinando desde o dia 17 de dezembro e vai buscar espaço no elenco principal. “O Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste vão ser oportunidades boas e estou com grande expectativa para dar sequência na Copa do Brasil e na Série B. Creio que este ano vou ter mais espaço”, afirmou o atleta. Atualmente, o elenco tem três centroavantes: Léo Ceará, Maurício Cordeiro e Walter Bou, que não está nos planos do clube.

Eron estreou com a camisa profissional do Vitória no dia 14 de novembro, na Série A do ano passado, durante o empate sem gols com o Sport, na Ilha do Retiro. Também entrou no decorrer da derrota por 3x2 para o Palmeiras, no Allianz Parque, na última rodada do Brasileirão, quando o Leão já estava rebaixado. 

“Não pude fazer muita coisa porque o time não estava muito bem, mas esse ano vou poder mostrar meu talento. O clube está passando por um momento difícil e é a oportunidade para nós, da base, mostrarmos o nosso talento. Meu trabalho vai ser levar o Vitória à primeira divisão. Sei que não vai ser fácil, mas vou fazer o meu máximo”, promete o atacante, que tem contrato apenas até junho. A renovação ainda está sendo negociada.

Conselho de Chamusca Eron já mostrou serviço para o técnico Marcelo Chamusca, que acompanhou o triunfo por 4x2 no jogo-treino contra o Bahia de Feira, no dia 29 de dezembro. O atacante marcou um gol e depois teve o primeiro contato com o treinador. “Foi uma conversa tranquila, nada de tático, foi mais conselho que ele me deu. Pra ter a cabeça no lugar e manter o que eu venho fazendo. Ele disse que já conhece meu trabalho e que é para eu buscar meu espaço com ele”, revelou.

Conselho à beira do campo e em casa. Eron mora com os pais em um condomínio próximo ao Barradão. Ele se mudou de Sobradinho, no Norte do estado, para a Toca do Leão há sete anos e há dois decidiu trazer a família. “Achei melhor trazer eles mais para perto de mim. Com a família por perto você consegue desempenhar seu trabalho melhor”. Seu Edvaldo abandonou o emprego de segurança e dona Maria, o de professora. Agora, ela não deixa faltar os pratos prediletos do filho à mesa: lasanha e feijoada.