Cresce o volume de contratações de profissionais acima dos 40

Em quatro anos, os postos de trabalho ocupados por profissionais maduros na Bahia subiu de 41,1% para 45,9%

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  • Priscila Natividade

Publicado em 18 de junho de 2018 às 05:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

De um lado, pessoas jovens, descoladas e superconectadas. De outro,  maturidade, experiência e muita bagagem. No meio, o mercado de trabalho que  até pouco tempo atrás mudou sua percepção com relação aos profissionais com idade acima dos 40 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Bahia, as pessoas de 40 anos ou mais de idade eram, no 1º trimestre de 2012, 41,1% dos ocupados. Em 2018, a proporção subiu para 45,9%.

O que mais chama atenção, no estado, é que, na comparação entre o mesmo período de 2017 e 2018, enquanto há uma manutenção na redução do total de pessoas trabalhando no país (-0,4%), é possível perceber um aumento entre os ocupados de 40 anos ou mais de idade (+0,9%). Aumento  puxado, sobretudo, pelos trabalhadores com idade maior que 60 anos. 

Para o diretor de Indicadores e Estatísticas da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI), Gustavo Casseb Pessoti, o crescimento da contratação de profissionais mais velhos ainda é tímido, mas  está associado a uma perda maior de postos de trabalho entre os mais jovens. “A maior parte das pessoas que perderam emprego nos últimos anos era jovem. Para as empresas, juntou a fome com a vontade de comer. A depender da função, um salário com menos plano de carreira afugenta o jovem, mas não sênior. Ele só quer ser produtivo”, analisa.  

Muitas empresas já perceberam o valor do profissional experiente e criaram programas para estimular este tipo de contratação. O Grupo Cencosud, dono da marca GBarbosa, é uma delas. O grupo criou  no ano passado um programa de estímulo à contratação de profissionais com mais de 50 anos. Atualmente, 30,4% dos colaboradores do grupo na Bahia têm 40 anos ou mais. “Estes profissionais, em geral, são  muito dedicados, comprometidos e contribuem para um ambiente de trabalho acolhedor no atendimento aos clientes”, explica a gerente de Recursos Humanos do GBarbosa, Auda Farias. 

Disposição

Contratado há três meses, o repositor de peixaria do GBarbosa, Cesar Assunção,  56 anos, estava há três anos sem trabalhar. “Eu era administrador de condomínios. Pela dificuldade da conjuntura atual era muita falta de contrato e aí fiquei esse tempo desempregado. Passei por diversas funções, então, eu tenho essa bagagem comprovada. É só pegar o ritmo”. Ainda de acordo com ele, outra característica foi determinante para sua contratação: “O jovem não tem muita paciência. A gente tem esse traquejo, esta percepção. A empresa que não enxerga isso, perde um funcionário disposto a trabalhar, que está ansioso para voltar ao mercado e dar o seu melhor”.

E César tem razão. Para a supervisora de carreira do site de empregos Catho, Luana Marley, ainda existem outras vantagens que o mercado de trabalho tem valorizado. “Grande parte destas pessoas também pode assumir cargos e demandas de jovens (que precisariam de treinamento),  elas compartilham o conhecimento com os mais novos e têm menos necessidade de ficar mudando de emprego como os mais novos, porque já estão em outra fase da carreira”, avalia.

O coach Executivo e Empresarial, membro da Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (Abracem), Jorge Ramalho, concorda: “As áreas relacionadas com atendimento ao cliente, atividades administrativas e de média gerência têm absorvido profissionais com este perfil”.

Novas chances

O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping são  outras empresas que estão seguindo esta tendência. Dos 627 colaboradores do quadro atual, 30% são maiores de 40 anos. Das contratações que foram feitas de janeiro a junho deste ano, 18% contemplam esta faixa etária. 

“Áreas que requerem muita responsabilidade, como manutenção, segurança e brigada de incêndio são predominantemente compostas por colaboradores mais maduros. As posições de liderança também são ocupadas prioritariamente por estes profissionais”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos do Salvador Shopping, Glycia Longhi.  Rosa se aposentou, abriu um restaurante e mais da metade dos funcionários da casa tem idade acima dos 40 anos (Foto: Divulgação) Os negócios menores também estão interessados nos seniores. No Restaurante Larriquerrí, no Garcia, dos dez funcionários, sete têm idade acima dos 40 anos. “Não adianta ter um jovem com conhecimento, mas que seja imaturo e vaidoso”, afirma a proprietária, Rosa Guerra. Após se aposentar, há quatro anos, pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ–BA), Rosa decidiu abrir o negócio. “A começar por mim, percebo que quando você tem um funcionário mais maduro, ele está mais disposto a aprender”.

O cozinheiro Iran Santana,  43, foi contratado desde a inauguração da casa e foi até promovido na cozinha. “Minha permanência aqui tem muito haver com o senso de responsabilidade e comprometimento com a empresa. Quem trabalhou muito na vida valoriza demais isso”, defende Santana. 

DEPOIS DOS 40

Como o mercado enxerga   A percepção das empresas está mudando e experiência, maturidade, responsabilidade, estabilidade e comprometimento contam a favor deste profissional. As empresas percebem que os trabalhadores com mais de 40 anos, em grande parte dos casos, são experientes, costumam ser mais comprometidos, têm maior controle emocional e  habilidade de resolver problemas com mais facilidade.

Qualificação  É preciso focar no aprendizado  de idiomas, buscar reciclagem e novos cursos para se manter atualizado. Importante também estar atento a áreas que investem nesse público mais maduro, há muitas empresas com programas de contratação focados neste profissional, por exemplo.

Planejamento É importante se planejar e observar bem o mercado em que se quer atuar. É interessante ter uma conversa com profissionais da área, fazer um mapeamento do mercado e com isso direcionar os próximos passos da sua carreira. 

Áreas que mais contratam  Segundo a supervisora de carreira da Catho, Luana Marley, áreas de saúde, de  educação e jurídica têm a premissa do quanto mais experiente o profissional, melhor. “Telemarketing, alimentação e aviação também têm buscado profissionais com este perfil”, destaca Luana Marley.

Diferencial  O que as empresas mais buscam em um profissional mais maduro são a experiência e a maturidade que ele desenvolveu durante o tempo no mercado de trabalho. Use esta bagagem a seu favor. 

Amplie sua experiência Desenvolva sua consciência no que diz respeito ao conhecimento específico de sua área de atuação. Mantenha e cultive relacionamentos pessoais e profissionais. Exercite a flexibilidade, sobretudo na hora de incorporar o que é novo e também com relação ao salário.   

A  HORA CERTA PARA EMPREENDER

Carreira ou empreendedorismo? Depois de passar muito tempo no mercado de trabalho, muitos profissionais em algum momento da vida vão se fazer esta pergunta. O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, conversou com o CORREIO sobre o assunto e trouxe também algumas dicas para aqueles que querem deixar de bater ponto na firma e apostar em um negócio para chamar de seu. Confira na entrevista abaixo:  'A experiência de vida acumulada no mercado de trabalho pode ser usada a favor deste empreendedor', destaca Teixeira (Foto: João Alvarez/ Divulgação) Para o profissional que já passou dos 40 anos de idade, o que é preciso observar caso tenha decidido deixar o mercado de trabalho para empreender? 

Essa faixa etária tem uma característica que deve ser levada em conta. Estamos falando de um público que já tem uma certa experiência acumulada, no sentido de relacionamento, de tomada de decisões, mesmo não sendo necessariamente voltado ao mundo dos negócios. Ao mesmo tempo, trata-se de um indivíduo que ainda está em um momento da vida que possibilita passos mais ousados. Mas, no final das contas, a orientação vale para todos, independente de faixa etária: é preciso se planejar e observar bem o mercado em que quer atuar. Não adianta pensar que o fato de ele ter atuado em uma determinada área como funcionário de empresa vai, necessariamente, torná-lo apto a gerir um negócio. O primeiro grande ponto nesta transição  de empregado a empresário é se questionar: estou insatisfeito  no meu trabalho? O que te faz feliz agora  é abrir um negócio? 

Como fazer esta transição?

Há muitos casos de empreendedores que deram certo em seus negócios realizando uma transição mais suave, inclusive mudando a área de atuação. Casos, por exemplo, de engenheiros que viraram donos de lojas de roupa.  É importante dedicar todo e qualquer tempo livre para se aperfeiçoar e buscar conhecimento, de forma que a transição possa ser feita dentro de um planejamento razoável na rotina dessa pessoa. Aí entra também a definição de um plano de negócios - rentabilidade, retorno do investimento, concorrência. Todas estas questões vão fazer muita diferença. 

De que maneira o empreendedorismo enxerga o talento do profissional que passou dos 40? 

Diferente do mercado de trabalho, que, muitas vezes, leva em consideração a faixa etária como algo determinante para aceitação ou não de pessoas em determinadas funções, o empreendedorismo é algo que nasce da vontade de alguém. As pessoas com uma idade mais madura transmitem mais confiança, maturidade e credibilidade naquilo que decidem empreender. Oportunidade muito bacana, principalmente para que a pessoa  desenvolva como empresário aquela expertise que construiu enquanto era empregado. 

Como usar esta experiência e maturidade tem a agregar à gestão e também ao sucesso do negócio? 

O conhecimento técnico por si só não garante o sucesso da gestão do negócio. Para isso, é preciso entender de processos, saber trabalhar em equipe e a experiência de vida acumulada no mercado de trabalho pode ser usada a favor desse empreendedor, no sentido de se relacionar e também na tomada de decisões.

Para os profissionais que  foram empregados e desenvolveram uma especialidade em alguma área, por que a aposta em serviços de consultoria acaba se tornando mais uma opção para o pós-carreira? Como viabilizar isso?  

No caso de consultorias em áreas específicas, o conhecimento técnico é um fator fundamental. O empreendedor que opta em ser um consultor acumula uma bagagem prática e, ao mesmo tempo, conhecimento teórico sobre aquela atividade e pode disseminar o seu conhecimento para outras empresas. Vale reforçar, no entanto, que a atualização continua sendo um ponto chave para essa atividade funcionar. Afinal, em um intervalo de um ano, muitos aspectos naquela atividade que ele tem experiência podem mudar, novas técnicas e novos conhecimentos podem ser aplicados e ele precisa estar por dentro. Antes disso, é preciso ter em mente que, além do serviço prestado, ele vai gerir uma empresa, e deve ficar atento ao seu planejamento para que a consultoria vigore.