Cresce procura por serviços para casa

Eletricistas e encanadores estão entre os profissionais mais solicitados

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Edmar Sodré/Divulgação

Fim de ano chegando. Época de arrumar a casa para as festas de final de ano e férias. Quem tem imóvel para alugar também aproveita o período para arrumar quaisquer pendências que impeçam a realização de bons negócios. O incremento do décimo terceiro também ajuda a estimular a resolução de problemas domésticos. Esses e outros fatores estão impulsionando a contratação de prestadores de serviços em Salvador, a exemplo de eletricistas, encanadores, pintores e pedreiros.

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma GetNinjas, a contratação de eletricistas aumentou 78% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Já a demanda por pintores cresceu 51% no mesmo período. A contratação de encanadores contou com um aumento de 41%, pedreiros 37% e os chamados maridos de aluguel, que realizam serviços de manutenção em geral, teve uma ampliação de 32%.  Marceneiros e vidraceiros também tiveram um aumento nas demandas por trabalho no capital baiana. Para esses profissionais, o crescimento girou em torno de 17% e 12 respectivamente. 

Reformas  O fundador e CEO do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier, destaca que uma pesquisa realizada, este ano, pela plataforma, com consumidores de todo Brasil sobre as demandas para o ramo de Construção e Reformas, mostrou que o serviço de eletricista é um dos três mais solicitados. 

De acordo com o levantamento, 48% das pessoas afirmaram ter feito alguma reforma, construção ou manutenção nos últimos 12 meses para melhorar a estrutura de suas residências. 

“O fato de o serviço de elétrica ser parte essencial para a estrutura de qualquer imóvel, principalmente de espaços em que a rede elétrica é muito antiga e pode acarretar em diversos problemas (como aumento da conta de energia no fim do mês, a danificação de eletrodomésticos e até mesmo situações mais graves que podem afetar a segurança dos moradores), é um dos motivos que podem justificar a grande e crescente demanda por eletricistas”, explica. 

Viver de serviços  O técnico em elétrica, hidráulica e tubulações Lucas Garcia é um desses profissionais que são altamente demandados nesse período. Com formação realizada pelo SENAI, Lucas conta que pagou sua graduação realizando serviço como técnico e que, hoje, prefere viver dessa área de atuação, que lhe permite uma boa renda mensal, além de conseguir organizar o tempo livre. “Atendo especialmente em residências e o serviço mais solicitado é a manutenção”, explica o técnico. Segundo ele, as pessoas costumam aproveitar o período de fim de ano para fazer reparos e buscar opções que ajudem a economizar nas contas de energia. “Tem também a questão do uso de equipamentos e da segurança com tomadas, especialmente”, conta. 

Ele relata que nos meses de janeiro e fevereiro, se não houver um controle rígido da agenda, sua rotina de trabalho é mantida de segunda a segunda, sem pausas ou descansos.