Cria do Vitória, Dudu Cearense anuncia a aposentadoria

Meia foi o último jogador a ser convocado para a Seleção jogando por um time baiano

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 19 de março de 2019 às 16:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Vitor Silva/SS Press/Botafogo FR

A menos de um mês de completar o seu aniversário de 36 anos, o meia Dudu Cearense tomou a decisão de pendurar as chuteiras. Revelado pelas categorias de base do Vitória em 2001, o cearense de Fortaleza encerra a carreira com um currículo vasto: defendeu 11 clubes, conquistou 21 títulos distribuídos em três continentes e, de quebra, chegou à Seleção Brasileira, por onde conquistou a Copa América de 2004 ao lado de nomes como Júlio César, Diego e Adriano Imperador.

Por meio de sua conta no Instagram, Dudu Cearense postou um ‘textão’ onde relembrou todos os clubes que defendeu, seus títulos na carreira e aproveitou para agradecer a sua esposa, Carla Magalhães, com quem tem duas filhas.

Pode surpreender, mas Dudu Cearense não é Eduardo e sim Alexandro de Silva Sousa. Ele chegou ao Vitória em 1998, vindo das categorias de base do Ceará. Foram três anos até conseguir uma chance no time principal em 2001. Ele ainda voltou para o time sub-20 antes de ficar de vez entre os profissionais a partir do próximo ano.

Visualizar esta foto no Instagram.

Bom dia ! Venho aqui hoje para anunciar que estou encerrando a minha carreira como atleta profissional de futebol. Quero agradecer especialmente aos clubes que eu tive o prazer de defender, Vitória, Kashiwa Reysol, Rennes, CSKA Moscow, Olympiacos, Atlético Mineiro, Góias, Ofi Creta, Maccabbi Netanya, Fortaleza e Botafogo. Como sempre digo, minha gratidão eterna por toda a minha trajetória passando por vitórias e derrotas da quais sempre vieram acompanhadas de um aprendizado e principalmente pelos titulos. Foram 21 títulos ao longo da carreira, todos conquistados com muito suor e dedicação. Não poderia jamais deixar de agradecer aos meus pais que sempre acreditaram no meu potencial. Nunca esquecerei o dia da minha primeira viagem como atleta aos 15 anos de idade. Meu pai me chamou e me perguntou: filho vc quer isso mesmo? Eu respondi: Pai, é o meu sonho e vou correr atrás até o fim! Nesse caminho encontrei a pessoa chave, minha esposa que amo e que esteve comigo em todos momentos, sem exceção. Não foi fácil para ela abrir mão da sua vida para viver a minha e ainda me deu os maiores conquistas da minha vida, que foram as minhas filhas, minhas Marias guerreiras! Graças a Deus, tive uma carreira brilhante, inclusive vivendo a honra de defender a Seleção Brasileira, e juntos conquistamos o mundo e alcançamos nossos sonhos! Carla, gratidão por tudo! Orgulho de olhar para trás e poder falar: NÓS conseguimos! TE AMO!! Obrigado também a todos os amigos, fãs e a todos que fizeram parte da minha trajetória, companheiros, dirigentes e torcedores. Valeu por cada chute, cada dividida, cada momento. Me sinto abençoado e realizado! Obrigado, futebol! --------------Anúncio---------------- Sempre tive um sonho de ser agente quando encerrasse minha carreira de atleta e hoje, junto com meu irmãos da bola, @adailton_filho1983 , Maurício e Marcos Beck me torno sócio da BRSport, empresa que já vem realizando um ótimo trabalho no mercado. Estou pronto para esse novo desafio! Tentarei usar tudo o que aprendi para fazer o melhor para os nossos atletas! Confiram lá nosso insta @brssport e o nosso site na bio.

Uma publicação compartilhada por Dudu Cearense (@duducearensedc) em

Pelo rubro-negro, ele foi bicampeão baiano em 2002 e 2003 e neste último ano ainda chegou a ganhar a Copa do Nordeste. Ainda jogando pelo Vitória, Dudu Cearense foi convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para disputar a Copa das Confederações em 2003.

Desde então, nenhum outro jogador da dupla Ba-Vi foi convocado. Apesar da convocação, Dudu não teve oportunidades dentro de campo. A seleção foi eliminada logo na primeira fase em grupo que tinha Camarões, Turquia e Estados Unidos.

Depois do Vitória, o meia passou por Kashiwa Reysol, Rennes, CSKA Moscow, Olympiacos, Atlético Mineiro, Góias, Ofi Creta, Maccabbi Netanya, Fortaleza e encerrou a carreira após passagem pelo Botafogo.

Futuro Ainda na publicação que divulgou, Dudu Cearense afirmou que vai seguir carreira como empresário de jogadores junto a um outro conhecido do futebol baiano: o zagueiro Adailton, que tem passagens por Vitória e Bahia.

*Com supervisão do subeditor Miro Palma