Criação de parque marinho na Barra será debatida em audiência aberta ao público

Reunião que acontece hoje debate a preservação de três naufrágios

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 11:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Acontecerá nesta segunda-feira (12) a primeira audiência pública para a criação do Parque Natural Municipal Marinho da Barra. O evento, que é aberto ao público, será realizado entre 14h e 15h20,  no auditório externo do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), explica que o espaço é aberto para todos os interessados em participar. 

O titular da Secis, André Fraga, fará a abertura com breve contextualização do parque e sua importância para a cidade. O evento contará ainda com a presença de Bernardo Mussi, do projeto Fundo da Folia que, desde 2010, promove a limpeza do oceano da Barra após o carnaval; do professor doutor Francisco Barros, do Instituto de Biologia da Ufba, e do professor doutor José Rodrigues, do Instituto de Geociências da Ufba.

“Esse parque é muito importante para a cidade. Está dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lous, e representa a conservação do nosso patrimônio histórico", explica Fraga."Aquela é uma região de uma riqueza ambiental e ecológica muito grande e tem importância para o turismo, visto que muitos mergulhos são realizados no local, por se tratar de um berçário da vida marinha”, completa.Pioneiro em Salvador, o Parque Natural Municipal Marinho da Barra tem o objetivo de preservar três naufrágios entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria: o Bretagne (1903), Germânia (1876) e o Miraldi (1875).

 O PDDU de 2016 consolidou a delimitação de 42 áreas protegidas na cidade. Dentre essas, 16 foram balizadas pela primeira vez, o que representou a inclusão de cerca de 17,3 milhões de metros quadrados de novos espaços reservados para o lazer contemplativo e para a pesquisa científica no município.

Entre os parques urbanos criados estão o do Ipitanga I, o Parque Fazenda Grande e a unidade de conservação Estação Ecológica da Ilha dos Frades. Há, ainda, a implementação em andamento do Parque de Bairro Pedra de Xangô, situado em Cajazeira X, cuja primeira minuta do projeto já foi elaborada pela Fundação Gregório de Mattos e será discutida em nova reunião com os moradores locais.

Em junho desse ano, foi criado o primeiro Bosque Etnobotânico do Parque, próximo à Pedra de Xangô, monumento tombado pela Prefeitura no ano anterior. No bosque, foram cultivadas espécies sagradas, como akoko, sangue lavou, espada de Iansã, tapororoca e aroeira.