Criadores 2019

salvador
20.09.2019, 18:07:00
Atualizado: 25.10.2019, 13:44:47
Seletiva de modelos não agenciados (Boccia)

Criadores 2019

Confira as marcas baianas que são destaques na passarela do Afro Fashion Day 2019

O Afro Fashion Day celebra o Mês da Consciência Negra dando visibilidade para modelos negros, cultura afrobrasileira e os trabalhos de marcas locais. A 5ª edição do Afro Fashion Day tem como tema a grandeza dos blocos afro - Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Malê Debalê, Ilê Aiyê, Muzenza e Olodum. Confira os nomes da moda baiana que brilharão na passarela do AFD 2019:

Abanto

A marca surgiu meio que sem pretensão em 2011, quando o design Alex Milanny começou a produzir as próprias roupas. Com indicações de amigos, a coisa foi ganhando corpo e em 2013 o nome Abanto foi criado.

A Abanto é uma marca negra que busca empoderar seus parceiros através das estampas e cores de cada look, buscando elevar a história e ancestralidade do povo negro. As peças podem ser encontradas na loja do Instituto ACM, no Pelourinho, na loja AfroBox, em São Paulo, ou pelas redes sociais, no Instagram @abanto.oficial ou Facebook: abanto.

Adriana Meira Atelier

Adriana Meira é baiana, nascida na cidade de Brumado e vive em São Paulo há 9, onde mantém os valores do sertão impressos com apliques e bordados na sua marca homônima. Sua estética é colorida, artesanal e cheia de texturas, tudo a cara do Brasil. Instagram: @adrianameiraatelier

Ateliê 2

O Ateliê 2 nasceu em 2013, com Suzette Imbiriba, por conta do desejo pessoal de fazer acessórios criativos, inovadores, que unissem beleza e qualidade. Foi desse ideal que surgiram as primeiras pulseiras de couro - matéria prima escolhida para ser a essência da marca. As peças são totalmente feitas através de processo artesanal. Além disso, os modelos possuem um número reduzido de peças, garantindo certa exclusividade para os clientes.

Ateliê CasaLinda

Kivia Souza criou o ateliê com o intuito de produzir acessórios como bolsas, carteiras e lancheiras térmicas de forma artesanal com tecidos de algodão, seguindo a preferência de cada cliente. Em 2016, lançou sua primeira coleção de roupas e hoje produz looks sob encomenda. Adepta do slowfashion, sua moda é atemporal, colorida e leve. Especialista em estampas, só produz até três peças por print para garantir a exclusividade aos clientes. Seus produtos são consumidos em todo o Brasil. @ateliecasalinda

Black Atitude

Vander Charles queria que o povo negro e da periferia se reconhecesse nas peças que vestia. Achou a saída para a falta de representação ao criar roupas com estampas de revolucionários negros que fizeram história, como Malcolm X, Nelson Mandela e o rapper Tupac Shakur. Atualmente, a Black Atitude é autoral, urbana, inspirada nos estilosos negros norte-americanos, principalmente do hip-hop. A marca vende pela internet e na loja física, no bairro da Baixa de Quintas. Entre seus clientes estão o cantor Léo Santana e o coreógrafo Zebrinha. Instagram: @blackatitudeoficial

By Aninha

Surgiu há 12 anos, idealizada pela designer Ana Paula Pereira. Vende bijuterias, produtos de papelaria e outros mimos (chaveirinhos, lembrancinhas, etc). A marca já lançou coleções inspiradas nos Contos de Fadas, Bonequinha de luxo e Rock e atualmente ensaia uma produção para as fashionistas mirins. Instagram: @byaninhamimoseacessorios
 

Cantuai

O principal objetivo da Cantuai é transmitir um novo um olhar transformador, cuidadoso, antropofágico, simples e criativo para o mundo. Toda mensagem é passada por meio das peças, que oferecem um estilo de vida sustentável e simples, porém sofisticado, onde arte e moda se encontram. A marca sentiu a necessidade de aumentar a autoestima do brasileiro, respeitando e trabalhando com materiais e profissionais nacionais, além de desenvolver um produto inteligente e de qualidade, compartilhando para as pessoas ao redor do globo o espírito e a beleza da terra.

Carol Barreto

Designer de moda e pesquisadora baiana, Carol Barreto foi a primeira brasileira a desfilar na Black Fashion Week de Paris. Em suas criações, busca elaborar processos criativos e produtivos respeitáveis e horizontais para construção de produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero, corroborando com as propostas do slow fashion e moda ética. Instagram: @carolbarretocob

Closet Clothing

Depois de experiências com vendas independentes e uma loja multimarcas, Paulo Barbosa começou a criar t-shirts exclusivas e se encontrou ao desenvolver peças de moda praia, que também exporta para os Estados Unidos. Entre suas criações, estão biquínis, bodies, sungas, calças, vestidos e camisas com estamparia própria. Instagram: @conceitocloset
 

Com Amor, Dora

Criada por Isadora Alves, a marca atua no mercado desde 2012 desenvolvendo roupas democráticas e acessórios handmade. A comamordora prega feminismo, sustentabilidade e afeto, onde toda produção é feita por mãos de mulheres, com atenção especial à valorização do corpo da mulher gorda e preocupação com o planeta. Instagram: @comamordora

Costa Ribeiro

Criadores da marca Costa Ribeiro, de 1999, os estilistas Ródnei da Costa e Olivan Ribeiro utilizam técnicas e materiais artesanais na confecção de roupas e acessórios fazendo com que a temática afro-brasileira esteja inserida nestes produtos, a fim de valorizar e fomentar a autoestima da comunidade afrodescendente. As técnicas utilizadas vão desde o macramê, o patchwork, crochet pintura em tecido, cerâmica e papel marchet. Os criativos atendem com hora marcada: 9191-2694 (Ródnei) e 8893-8239 (Olivan).

Crioula

Fundada em 2003 pelo designer Alex Bispo, trabalha os elementos da diversidade do povo nordestino e afro-brasileiro através da sua cultura, linguagem, vocabulário e história. Instagram: @crioulastore

Cynd Biquínis

A marca foi criada pela dançarina e modelo Cynthia Paixão de Jesus, que traz na bagagem os títulos de rainha do Bloco Afro Malé Debalê (2012) e Deusa do Ébano do Ilê Aiyê (2014). Com a Cynd Biquínis, por meio de peças que valorizem as formas reais da mulher, a grife busca realizar sonhos e transformar mulheres simples em divas, resgatando sua autoestima e valores. As peças são feitas sob encomenda, atendendo principalmente o público plus size. Instagram: @cyndbiquinisplus - WhatsApp 71 98884 0133.

Fagner Bispo

Artista plástico e produtor de moda conhecido, Fagner Bispo também tem uma longa carreira como estilista. Além de conduzir a estética da passarela do Afro Fashion Day desde a criação do desfile, em 2015, ele assinou alguns looks que já foram desfilados no evento ao longo dos anos.

Felipe Dias

Marca autoral que atende aos diversos segmentos de moda com uma escala reduzida de produtos em confecção única. Felipe Dias tem menos de um ano de atuação como designer da marca e estreirá como estilista no AFD 2019, após 3 anos de assistência na produção de moda do evento. Instagram: @filipebdias. WhatsApp: (71) 9 8212-6127.

Goya Lopes

Em 1996, Goya Lopes iniciou um projeto de design para moda e decoração que foi a base da criação da marca com referência no afro-brasileiro. Os produtos são de moda e decoração e vão de vestidos, caftans, camisetas, batas, calças, acessórios, cangas, aventais a toalhas e jogo americano para uso doméstico. Instagram: @goyalopesdesignbrasileiro

inCID

Sem encontrar no mercado peças que o interessassem, Cid Brito começou a customizar roupas para usar. Os amigos começaram a pedir, até que ele passou a confeccionar camisas descoladas e vender. Depois disso, ele tomou gosto pela criação e iniciou a produção de peças exclusivas. Hoje, o mix de produtos da marca inclui calças, camisas, blazers, bermudas e itens de moda praia. Instagram: @incidbrasil

Jeanne Gubert Atelier

O Atelier da estilista Jeanne Gubert cria peças exclusivas a partir do garimpo de tecidos. Há mais de 10 anos entre o Brasil e a Europa e influenciada pela cultura e beleza da sua terra natal, a Bahia, ela desenvolve pequenas coleções e figurinos, recebendo os clientes com hora marcada. Instagram: @jeannegubertatelier

Jeferson Ribeiro

Outro grande nome da moda autoral baiana, Jeferson Ribeiro tem sua marca própria desde 2013. Suas criações são pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito. Instagram: @jefersonribeirobrand

João Damepejú

O estilista João Damapejú propõe um estreito diálogo estético entre identidades étnicas, religiosidade, arte e moda para além da intolerância e dos preconceitos edificados ao longo da existência dos nossos ancestrais africanos. Portanto, sua moda empodera, visibiliza e credencia a forte presença do negro como alicerce na formação da cultura brasileira. Instagram: @damapeju.art

Katuka Africanidades

Criada há 14 anos pelo sociólogo Carlos Danon e pelo designer Renato Carneiro, combina as novas tecnologias têxteis e as silhuetas contemporâneas aos elementos clássicos do vestir africano. Instagram: @katukaafricanidades

Kelba Deluxe

A marca atua com produtos que vão desde bijouxs de luxo de moda, design, casa e galeria de arte e lança três coleções inéditas por ano: Primavera, Alto Verão e Outono Inverno. O design é autoral, exclusivo e as peças são assinadas por Kelba Varjão, designer e arquiteta urbanista. Instagram: @kelbavarjao.

La Abuela

Lançada em 2012 por Tarsila Ferreira, surgiu depois de pesquisas e experiências com o bordado. Mantém como características o estudo das formas geométricas, a influência das culturas latino-americanas e a mistura de cores fortes em acessórios que se destacam pelo uso do ponto cheio. Tarsila é uma das criadoras da loja colaborativa Guapa, na qual dá espaço para outros criadores baianos. Instagram: @casadaabuela.

Lú Samarato

O estilista e artista visual Ícaro Samarato tem um currículo extenso que inclui trabalhos não só com moda, mas também em consultoria de imagem e no teatro. O criativo pensa o conceito e constrói as peças únicas, que passam longe de tendências e trazem um estilo próprio. Instagram: @Lu_samarato

Maria Coruja Ateliê

A designer de moda Rebeca Matos começou ainda na adolescência a produzir as próprias bolsas. Na época, ela usava tecidos de amostra da indústria de estofados (material usado até hoje) que tinha em casa e barbante. Além das bolsas, a marca produz mochilas, malas, acessórios e produtos personalizados. Os pedidos podem ser feitos pelas redes sociais, no endereço do Instagram e Facebook:  @mariacorujaatelie

MB Conceito

A marca surgiu em 2013, com acessórios masculinos em couro e pedras naturais. Hoje, a MB Conceito conta com um mix de produtos que vai desde as peças tradicionais da marca (pulseiras, colares, escapulários) a looks de linho e viscose com estampas exclusivas. Assinada pelo Personal Branding e Diretor criativo, Moab Barros, a MB Conceito é uma marca genuinamente baiana.Instagram: @mbconceito e site: www.mbconceito.com.br.

Meninos Rei

Assinada pelos irmãos Júnior Rocha e Céu Rocha, designers e produtores de moda, a marca Meninos Rei surgiu com o objetivo de atender a um público exigente e sedento por novidades no estilo de vestir. As estampas lúdicas, despojadas, divertidas e exclusivas com acabamento primoroso são propostas dessa dupla e o destaque da marca. Instagram: @meninosrei

Mônica Anjos

Sinônimo de feminilidade, customização, patchwork, textura, movimento, leveza, amplo, sensual. Mônica cria coleções sempre voltadas para atender o mercado de moda atemporal. Ela é especialista em alfaiataria feminina e veste a mulher que busca elegância e modelagem. Instagram: @lojamonicaanjos

NBlack

Marca unissex de roupas e acessórios criada por Najara Black em 2005. Sua proposta é elevar a autoestima, empoderar e dar sentido de pertencimento a seu público. Sua criadora se tornou ao longo dos anos uma das principais vozes femininas do afroempreendedorismo baiano, promovendo eventos e ações na cidade. Instagram: @nblack_21.

Negrif

Idealizada em 2001 por Madalena Bispo, tem como proposta usar a moda como referência de identidade e reconhecimento cultural, propondo um vestuário a partir de tendências afrodescendentes e formas atualizadas do vestir brasileiro. Instagram: @madanegrif

Outerelas

Peças exclusivas em tecidos e bijuterias como bolsas, carteiras, colares, brincos, anéis e braceletes fazem parte do portfólio. São itens exclusivos, todos feitos à mão, produzidas por Celina, Paula e Bárbara Outerelo. Instagram: @outerelas.

Porto de Biquíni

Criada em 2010 pela estilista Taís Alves, tem como objetivo trazer peças ergonômicas que ressaltam a estética de cada pessoa. O resultado são biquínis com ajustes e encaixes que facilitam os movimentos e se adequam aos diferentes biótipos da mulher brasileira. Instagram: @portodebiquini.

Preta Brasil

A desenhista industrial Luana Bonfim começou a fazer colares para usar e em seguida comercializar entre os colegas no Polo Petroquímico de Camaçari. Depois de criar a marca formalmente, assumiu-se como artesã. Todas as suas peças têm inspiração africana e indígena, trazendo para o dia a dia o esse resgate dessas culturas. Utiliza principalmente madeira e especiarias. Além das bijus, a marca também produz roupas. Instagram: @preta.brasil.

Realeza

A marca foi criada em 2012, em Salvador, pelo empresário e serigrafo Tiago Azeviche, com objetivo inicial de vender camisetas com mensagens positivas, por meio de frases e desenhos, e tendo foco no público masculino. Com o desenvolvimento e sucesso, os horizontes se ampliaram e a grife passou a produzir mais itens e a ousar nas coleções. Em 2018, Tiago Azeviche foi convidado a contar a história da Realeza para a atriz e apresentadora Regina Casé, durante um evento idealizado pela aceleradora Vale do Dendê.    

Rey Vilas Boas

Rey Vilas Boas aprendeu a costurar com a avó e garante que não faz roupas comerciais, prefere peças que tenham relação com a arte. Suas criações tem a excelência do corte e do acabamento dos estilistas e a transgressão dos artistas Instagram: @rey.vilasboas.

Silverino

Silverino Oju é multiartista, com formação em artes plásticas pela UFBA (2001). A moda é uma das linguagens do seu trabalho. Atualmente, ele está com a Coleção Festa Preta, que é inspirada em trajes black-tie, com rigor da alfaiataria artesanal. A proposta une África e Europa, pesquisa e criatividade, contra a mecanização da indústria da moda. Os seus trabalhos podem ser conferidos no Instagram, no perfil @silverino_oju.

Sonbrille

Katiane Pereira tinha uma loja de óculos de marcas e com o passar do tempo sentiu a necessidade de inovar, criando peças únicas. Por isso, a empresária partiu para a produção própria, com linhas atemporais em acetato, madeira e tecido, além de acessórios que viraram hit mundial, como as cordinhas e correntes para óculos. Instagram: @sonbrille.

Sou Diva, tabompravocê?

Em um projeto da faculdade de design de moda em que desenvolveu uma coleção de roupas femininas, Mário Farias sentiu a necessidade de ter acessórios que ornassem com sua proposta. Ao concluir o curso, ele abriu um ateliê na Barra e passou a produzir as bijuterias e tecidos com estampas próprias, os dois pontos centrais da marca. Instagram: @tabompravoce.

Soul Dila

A Soul Dila nasceu em 2008, levando consigo o sonho de três jovens que queriam não só empreender, mas fazer uma marca que, além de roupas bacanas e descoladas, pudesse agregar valor, levar positividade às pessoas e mostrar a Bahia mundo afora. O nome significa Alma Leve e tem como proposta ser mais do que uma marca de roupas. Instagram: @ souldila.

Tempt

A Tempt começou como uma multimarca até que o empresário Gustavo Moraes decidiu investir na produção própria, destacando a baianidade e os nordestinos em suas coleções. Atualmente, seu mix de produtos conta com t-shirt, regatas, calças, sapatos, bonés e carteiras. Instagram: @temptoriginal

Ziê

É de pochete, de mochila ou de minibag? Vinicius Carmezim é a mente criativa por trás da Ziê, que surgiu em 2015 e já virou queridinha do público baiano que gosta de um acessório com identidade. As peças desenvolvidas pelo criativo e sua mãe são praticamente exclusivas, já que o cliente pode escolher as estampas e os compartimentos das peças. Instagram: mochilas.zie


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adolescente-tambem-morreu-em-acao-que-teve-motorista-de-app-executado-em-piraja/
Vídeo mostra homem assassinando condutor antes de ser morto por agentes da PRF
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morta-em-queda-de-aviao-e-identificada-feridos-estao-em-hospitais-de-salvador/
Queda de bimotor próximo a pista de hotel em Maraú deixou nove feridos
Ler Mais