Crianças e pais aproveitam feriado ao ar livre em Salvador

Tempo aberto fez a alegria das famílias que foram curtir a data

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 12 de outubro de 2017 às 18:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

O dia ensolarado em Salvador fez a alegria das famílias que optaram por curtir o dia das crianças ao ar livre. O Parque da Cidade e a praça Ana Lúcia Magalhães foram bastante disputados no feriado.  Os mais novos aproveitaram o tempo aberto para brincar e se divertir, enquanto os responsáveis relaxavam na sombra.  

“Fico na sombra, descansando, e ele brincando e cansando. Mas quando chega em casa ele ainda tem energia”, diz Manuela Dias, estudante, mãe de Lucas Santos de cinco anos, que se divertia andando de bicicleta. O filho conta que o programa foi escolhido por ele “Eu escolhi porque hoje é dia das crianças” disse Lucas.

Mas o cuidado dos pais continua, mesmo no sossego da praça ou do parque “Não posso me distrair. Quando ele sai do meu campo de visão eu vou correndo atrás”, conta Luisa Suassuna, administradora e mãe de Gustavo, de um ano e meio, e Rafael, de seis anos, que optou por um piquenique com a família para curtir o dia.

Primeiro dia das crianças Maria Júlia de nove meses também foi com piquenique na praça. “Preferimos curtir ao ar livre, tendo contato com a natureza, é um lazer diferente”, contou o pai Fabrício Luz, administrador. A família optou por lazer diferente do habitual, no hall do prédio onde moram. “Ela ama vir para a praça por causa das crianças e dos cachorros” contam os advogados Maria Helena e Felipe Monteiro, pais de Júlia, de um ano e 3 meses, também frequentadores do local.

Alguns pais preferiram se exercitar junto com os filhos. A mãe Lívia Zerbinati, dentista, aproveitou para correr enquanto o filho Artur, de oito anos, andava de bicicleta. “Ganhei um helicóptero, tô esperando meu pai chegar para brincar comigo”, diz Artur. A mãe contou que a programação do dia foi definida pelo filho.

“Aqui é calmo, tem segurança e a criança se diverte sem que a gente precise ficar correndo atrás”, explicou Bianca Sousa, bancária e mãe de João Guilherme Caribé de sete anos. Ela conta que eles frequentam a praça com regularidade “Aqui já conhecemos outras famílias, já criamos uma identificação”, conta ela, explicando porque decidiu começar as comemorações na praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

João Guilherme ganhou dois presentes da mãe. O minidrone ficou em casa, mas o pacote de salgadinhos ele mostrou orgulhoso para a equipe do CORREIO “Ganhei comida também”. A mãe explica que Gabriel está de dieta, mas que liberou o lanche por causa do dia das crianças “Hoje sou eu que mando”, conta Gabriel. A mãe sorri ao ouvir a declaração do filho “Ele quer mandar”, ela corrige.

O espaço nas sombras das árvores estava bastante disputado no Parque da Cidade, que lotou desde as primeiras horas da manhã. As crianças se divertiram em gangorras, balanços e até com escalada à base de muito protetor solar. O cardápio preferido nos piqueniques foi frutas, sucos e sanduíche natural, para combinar com o dia quente “Suco de maracujá também é bom, para acalmar um pouco a energia das crianças”, contou Fernanda Salomão, estudante que passou o feriado com as amigas e famílias no Parque da Cidade.

E a programação das crianças estava só começando. “Vou ganhar presente até o Natal”, contou ‘Zeno’, apelido de Carlos Eugênio, de quatro anos, que seguia para almoçar na casa da avó. Maria Clara, de um ano e 10 meses, vai curtir a Praia do Forte depois de pintar na praça, contou o pai Márcio Arruda, funcionário público, enquanto tentava afastar das tintas o pinguim de pelúcia que a filha acabara de ganhar de presente.

Alegria dos vendedores Não bastava estrear os presentes que ganharam. Embora não faltasse variedade gratuita, as opções de brinquedos para comprar, carrinhos e bicicletas para alugar, ingressos para pula-pula, brinquedos e lanches era muito maior. Os pais é que não ficaram muito animados “Toda hora ele pede para comprar uma coisa”, reclamou o motorista Antônio de Santos, pai de Miguel, de 2 anos, enquanto segurava o avião inflável recém-adquirido. “Pelo menos a água eu trouxe de casa”, brincou ele.

O feriado também fez a alegria dos vendedores “Acho que vou vender mais que em final de semana”, conta Sérgio Paulo Santos, vendedor de pipoca e algodão-doce do Parque da Cidade, de 52 anos. “Com certeza o movimento vai ser bom”, conta Ana Paula Lima, que aluga brinquedos na praça Ana Lúcia Magalhães.