Crie seu cantinho zen

Criação de ambiente para relaxamento e autoconhecimento vira tendência; veja dicas para montar o seu

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 10 de maio de 2018 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A fuga do stress é uma necessidade diária de quem mora na cidade grande. Por isso, um espaço para garantir a paz e tranquilidade para escapar do barulho e agitação da rotina - inclusive da provocada por cônjuge e filhos - tem se tornado item frequente nos projetos de decoração residencial. Especialistas ouvidos pelo CORREIO indicam que o ‘cantinho zen’ da casa tem de ter natureza e espaço sufciente para a prática de ioga e meditação, e uma iluminação que facilte a leitura.  

Uma das características fundamentais do quarto ou da sala de relaxamento é proporcionar ao morador algum tipo de contato com a natureza em contraste ao cenário urbano do dia a dia. Pensando nisso, o arquiteto Alex Galetti explica que o primeiro passo é escolher o cômodo mais adequado da casa para abrigar este tipo de decoração. Ele aposta na escolha de áreas arejadas com acesso à iluminação e à ventilação natural.

“Para quem possui uma varanda maior e quer dar uma utilidade diferente ao espaço, o ‘cantinho zen’ pode ser uma boa alternativa, essas áreas mais amplas comportam até mesmo uma banheira, servindo como mini-spa”, afirma. “A dependência de empregada também é uma boa saída, pois se trata de um quartinho menor que pode dar uma sensação mais intimista”, completa. 

Imóvel Pequeno

Se a falta de espaço é um problema, não precisa se preocupar. Raquel Hughes, também arquiteta, ressalta que o ambiente pode ser improvisado, literalmente, em um “cantinho” do quarto ou da sala em imóveis menores. “A ideia de um espaço dedicado ao relaxamento não precisa tomar o cômodo inteiro. Usar  futons ou uma poltrona com a iluminação certa, em um pedacinho do quarto, já cumpre a função do lugar para fugir do stress”, aponta. Se o objetivo é utilizar o ponto para meditar, a arquiteta indica a instalação de um altar ou peça para comportar um porta-incenso ou imagens que remetam à paz e espiritualidade.

Para a arquiteta Lainy Lemos, já que o objetivo da decoração é criar um ambiente mais próximo da natureza, uma ótima dica é utilizar mobília e piso à base de madeira, estratégia que cria um ambiente mais aconchegante. “Usar deck no solo ou tatame é uma ótima pedida, pois permite que você sinta uma textura diferente ao pisar descalça. Apostar em plantas também cria um ambiente mais fresco e arejado”, aponta, destacando o uso da planta comigo-niguém-pode, que é conhecida pelos seus benefícios místicos.

Lainy ressalta que, independente das dicas, a principal característica do cantinho zen é o toque pessoal. “Muito além de qualquer tendência, um espaço como esse deve refletir a individualidade do proprietário, pois ele servirá como um local de encontro consigo mesmo”, argumenta.

Monte o seu espaço para relaxar e encontrar paz e equilíbrio

Materiais O uso de acabamento em madeira e tecidos naturais proporciona uma ideia de aproximação com a natureza, aumentando a sensação de fuga do cenário urbano.

Cores Apesar da possibilidade do uso de estampas, se a ideia é montar um ambiente de relaxamento, cores mais claras e pastéis devem ser a melhor pedida para se distanciar da agitação provocada por tons mais fortes. 

Iluminação Uma boa pedida é escolher um local que usufrua de luz natural durante o dia. Para a noite, o ideal é evitar a iluminação direta, preferindo a penumbra, com auxílio de um abajur ou luminárias que diminuam a intensidade das lâmpadas.

Sensações Plantas são ideais para deixar o ambiente mais arejado, além disso, o som do farfalhar das folhas possibilita uma sensação de tranquilidade e relaxamento. A mesma estratégia vale para o som da água, que pode ser ouvido com a instalação de uma fonte artificial.

Imagens Peças de decoração que remetam à paz e à espiritualidade são ótimas opções para a composição do ambiente.