Crônica: André Lima é o típico camisa 9 à espera da bola na área

Em 2018, atacante soma cinco gols em nove jogos, sendo só três como titular

  • Foto do(a) author(a) Fábio Vasconcelos
  • Fábio Vasconcelos

Publicado em 5 de março de 2018 às 08:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

Aquele camisa 9 típico? O Vitória tem. Só que o camisa 9 do Leão veste a 99. Deve ser para a torcida dar valor “em dobro”. André Lima é o clássico centroavante matador. O que está sempre na área do adversário, na espinha mole, na espreita.

Muitas vezes parece até que está morto. Mas é mentira pura. Ele está mesmo bem atento, meio que sentindo o aroma do gol, pressentindo a bola certeira chegar. Essa bola sempre chega. Contra o Jacobina, domingo (4), foi assim. Lucas Marques lançou com elegância para a grande área e o xará da lateral apareceu de surpresa. A ajeitada de cabeça de Lucas foi inteligente e a bola caiu no pé certo.

Quando André Lima dominou com o pé direito, ele estava em seu habitat. Em alguns segundos, leu a jogada e construiu o final da trama. Não deu outra: limpou o marcador com a direita e bateu forte de canhota, sem chance para o goleiro Lupita. Depois da rede estufada, o desequilíbrio natural, seguido da hombridade em valorizar o companheiro que o serviu.

Esse teria sido somente o quarto gol dele na temporada atual. Apesar de não ser titular absoluto no time de Mancini, o cara sempre dá conta do serviço. Em 2017, ele foi o artilheiro do time com 15 gols. Neste ano, tem cinco gols em nove partidas, porém em apenas três foi titular.

André Lima é “boleiro” tradicional e sabe da sua importância para a fluência do grupo. Não é titular, mas tem a confiança e o respeito do treinador e da torcida. 

O segundo gol foi salvador. O jogo seguia para um empate modorrento. Se terminasse no 1x1 com o Jacobina, vaias certamente seriam ouvidas no Barradão. Aí o cara que fareja gol apareceu de novo para acalentar o torcedor. Escanteio na primeira trave, e o camisa 99 matador surgiu bem ali, testou, e matou o jogo.