Assine

Cruzeiro bate o Corinthians e é hexacampeão da Copa do Brasil


 

Time mineiro volta a vencer o alvinegro; Arrascaeta fez o gol do título

  • Miro Palma

Publicado em 17/10/2018 às 23:47:03
Atualizado em 19/04/2023 às 01:05:06
. Crédito: Miguel Schincariol/ Estadão Conteúdo

Cruzeiro Esporte Clube. Mas também pode chamar de “Rei de Copas”. Pela sexta vez em 30 edições da Copa do Brasil, o time de Belo Horizonte levantou a taça. Vencedor em 2017, o time também festejou em 1993, 1996, 2000 e 2003. Nesta quarta-feira (17), a comemoração veio após vitória por 2x1 contra o Corinthians, em São Paulo. 

Os mineiros entraram em campo jogando por uma simples igualdade, afinal, na partida de ida, no Mineirão, ganharam por 1x0, gol marcado pelo meia Thiago Neves. Aos paulistas, por sua vez, só o que interessava era o triunfo por dois gols de diferença. Se fosse por um, a decisão iria para os pênaltis. 

Precisando do resultado, o técnico Jair Ventura surpreendeu na escalação ao optar pelas entradas de Emerson Sheik e Jonathas no setor ofensivo. O alvinegro, com o apoio de mais de 43 mil torcedores, teve até mais posse de bola, porém encontrou dificuldade para criar chances. 

A equipe celeste, ao contrário do primeiro jogo, optou por jogar de forma mais precavida, explorando a velocidade no contra-ataque. 

Curiosamente, o primeiro gol saiu num erro corintiano. Léo Santos vacilou, Rafinha roubou a bola e tocou para o centroavante Barcos, que, de fora da área, mandou na trave. No rebote, Robinho chutou de primeira, forte, para abrir o placar. 

Depois disso, o Cruzeiro por pouco não ampliou em cabeçada de Dedé que parou na trave. O Corinthians, por sua vez, assustou com Henrique, também de cabeça. A bola passou pertinho do gol de Fábio. Estava bom demais para o primeiro tempo. 

Polêmicas e gols Logo depois do intervalo, o árbitro de vídeo entrou em ação. Aos 5 minutos, Ralf invadiu a área e cavou o pênalti em lance com Thiago Neves. Após muita discussão, o árbitro Wagner do Nascimento consultou o VAR, voltou atrás e marcou pênalti. Na cobrança, Jadson deslocou o goleiro Fábio com categoria e botou fogo na partida. 

Não parou por aí. Aos 24, Pedrinho fez um belo gol de fora da área, mas, no lance, Jadson deixou a mão no zagueiro Dedé, que havia feito o corte. Novamente o juiz reviu a jogada pelo vídeo e anulou o gol, para desespero dos corintianos. 

Aí entrou em ação o personagem da noite. O uruguaio Arrascaeta disputou amistoso com a seleção do seu país em Saitama, no Japão, na terça-feira. Viajou 24 horas de avião (18 mil quilômetros), saiu do banco de reservas e fez o gol do título cruzeirense, aos 36, dando um toquinho por cima do goleiro Cássio. 

Além da vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2019, o Cruzeiro receberá uma premiação de R$ 50 milhões pela conquista.