Cuidado: música alta em restaurante pode te fazer comer besteira

Segundo pesquisa, som em volume maior influencia em escolhas menos saudáveis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2018 às 14:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Você é desses que gosta de ouvir música bem alta? E no restaurantes, curte também? Pois saiba que essa segunda ação pode não estar te fazendo bem. E não, neste caso, não tem nada relacionado com os seus ouvidos, e sim com sua dieta. A vontade por comer comidas 'gordas', como a batata frita, pode ser maior de acordo com o volume da música ambiente (Foto: Shutterstock/Reprodução) Um estudo publicado na revista Journal of the Academy of Marketing Sciences quis saber se os sons influenciam na hora de escolher um alimento. E o resultado mostrou que sim, eles podem ter a ver com sua escolha por uma porção de batata frita no lugar de uma saladinha.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

De acordo com os pesquisadores, a música alta faz com que as pessoas se sintam mais animadas, incentivando a escolha de uma comida 'gorda'.

Já uma trilha sonora mais baixa deixa os clientes mais tranquilos e calmos, melhorando a conciência na hora de escolher um prato - e levando-os para uma opção mais saudável do cardápio. Um lugar com trilha sonora baixa aumenta a probabilidade de você pedir uma comida mais saudável (Foto: Shutterstock/Reprodução) Para chegarem à conclusão, os profissionais passaram vários dias em um café em Estolcomo, na Suécia. Quando a música estava em 70 decibéis, 52% dos pedidos dos clientes não eram benéficos para a saúde. Quando o som baixava para 55 decibéis, essa porcentagem também diminuiu: foi para 42%.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: Ah, ainda segundo a equipe do estudo, o gênero da música não tem nenhuma relação com as escolhas. Assim, tanto faz se a trilha sonora for um rock ou um folk, o efeito é o mesmo nas pessoas.