Cursinho para Enem oferece 800 vagas em Salvador; veja inscrição

Os detalhes serão anunciados pela prefeitura nesta segunda (27)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Agência Brasil

Quem precisa de um reforço para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não tem dinheiro para pagar por um cursinho preparatório terá uma oportunidade. Nesta segunda-feira (27), a prefeitura vai lançar a segunda edição do programa Ingressar, que preparar jovens de 15 a 19 anos para o vestibular.

Desta vez serão oferecidas 800 vagas, o dobro do que foi ofertado no ano passado. O Município preferiu guardar segredo e vai revelar os detalhes apenas no lançamento oficial do programa, às 9h30, no auditório do Hub Salvador, no Comércio.

O prefeito ACM Neto e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, vão apresentar a novidade.

Em todo o Brasil, mais de 6,3 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Enem 2019, mas como o pagamento da inscrição ainda está sendo contabilizado o número final de participantes confirmados será divulgado na próxima terça-feira (28). Na Bahia, são 488 mil candidatos, o número foi maior que os 398 mil registrados no ano passado.

Ensino superior O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições. As provas deste ano serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.

O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame conta com  quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.