Curso tecnológico é opção rápida e bem aceita pelas empresas baianas

empregos
17.04.2011, 12:15:00
Atualizado: 17.04.2011, 12:15:24

Curso tecnológico é opção rápida e bem aceita pelas empresas baianas

Com essas características, o leque de opções de cursos de graduação tecnológica é bastante amplo

Ayeska Azevedo | Redação CORREIO
ayeska.azevedo@redebahia.com.br

Desde 1999, o técnico em Processamento de Dados Cledson Pereira trabalha na área de informática. Há três anos, porém, ele decidiu investir no crescimento profissional. Como já trabalhava na área, optou por um curso de graduação tecnológica, com duração de dois anos, e hoje ostenta, feliz, o diploma de graduação em Sistemas para Internet.

“Eu queria estar habilitado a desenvolver software para a web. Apesar de já ter feito vários cursos, eu senti necessidade de melhorar minha qualificação e me identificar mais com a área de programação. Acredito que a graduação tecnológica me habilitou a ir direto para o mercado de trabalho”, pontua.
Com o curso concluído, Pereira observa que até sua remuneração foi mais valorizada. “Agora ainda tenho condição de fazer alguns trabalhos extras nas minhas horas vagas”, conta.

Foco na prática Pereira é um dos milhares de brasileiros que estão aproveitando as vantagens que um curso tecnológico oferece. Desde a duração mais rápida até o custo menor das mensalidades, são muitos os atrativos para quem quer uma formação superior reconhecida, mas não pode esperar muito  para  ingressar ou até mesmo permanecer no mercado de trabalho. “Os cursos tecnológicos foram criados com o objetivo de colocar profissionais qualificados no mercado com mais rapidez, diferentemente dos cursos de bacharelado, que duram quatro ou cinco anos”, explica  Cristiano Aguiar, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade Ruy Barbosa.

De acordo com ele, os cursos tecnológicos têm ênfase e foco mais prático, pois são voltados para a área de atuação. “A graduação tecnológica é muito interessante para os profissionais que já atuam na área, mas precisam de um reforço acadêmico para a profissão. Além disso, as mensalidades  são até 50% mais baratas do que os cursos de maior duração”.

E o melhor de tudo é que é considerado um curso de nível superior. “Quem conclui recebe um diploma válido  para concursos e para pós-graduação, incluindo seleções de mestrado e até doutorado”, informa.

É justamente seguindo essa lógica que Cledson Pereira planeja fazer uma pós-graduação. “Qualificação é indispensável. Fui muito bem aceito pelo mercado, e se eu fizer uma pós minha formação fica uma maravilha”.

Ensino na prática
Uma das particularidades mais marcantes dos cursos de graduação tecnológica é o caráter prático. “O foco do curso tecnológico é profissional, direcionado fortemente para as atividades práticas do trabalho e voltado para o aprendizado em áreas específicas”, observa o pró-reitor de graduação da Unifacs,  Adriano Miranda.

Talvez por isso, as salas de aula desses cursos sejam mais frequentadas por pessoas de faixa etária mais alta, que  na maioria das vezes  já  estão atuando no mercado de trabalho e buscam uma formação para melhorar o desempenho profissional, a condição salarial e a empregabilidade.

Com essas características, o leque de opções de cursos de graduação tecnológica é bastante amplo. Vai da área de Negócios à de Tecnologia. Tudo para atender a um mercado de trabalho carente de pessoas qualificadas.
Miranda ressalta que esses profissionais são muito bem-vindos no cenário atual. “O papel do curso tecnológico será muito importante para suavizar o impacto da escassez de mão de obra qualificada que temos hoje no mercado. Podemos suprir esse mercado formando pessoas com qualidade e capacidade em menor tempo”, afirma.

Mesmo com tantos anos de tradição nos cursos de bacharelado, a Universidade Federal da Bahia também se rendeu à atual conjuntura e implantou recentemente dois cursos tecnológicos. Para surpresa geral, a concorrência para um dos cursos no vestibular de 2010 foi de 33,8, quase igual à de Medicina, que foi 34,3.  “A universidade tem que estar aberta  ao que acontece agora. Criamos dois cursos que estão integrados num programa de pós-graduação, mas acredito que ainda é cedo para tirarmos conclusões”, destaca o professor Ricardo Miranda, pró-reitor de graduação da Ufba.

Vantagens
Duração - De dois a três anos, a  depender do curso;
Mensalidade - Pelo menos 50% mais barata do que nos cursos convencionais;
Foco -  Ensino prático;
Professores - Atuam no mercado de trabalho, por isso não são tão teóricos quanto os professores dos cursos de bacharelado;
Aproveitamento - Chances de empregabilidade na área de atuação.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pelo-menos-uma-pessoa-morre-e-duas-ficam-feridas-em-operacao-da-pm-em-portao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/heroi-da-palestina-veja-por-onde-anda-amilton-tratorista-que-se-recusou-a-demolir-casas/
Dezesseis anos depois, CORREIO mostra como estão ele e as famílias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apresentadora-de-tv-pedida-em-namoro-ao-vivo-termina-romance-por-whatsapp/
"Estou terminando oficialmente o nosso namoro", escreveu ela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-entendo-por-que-fizeram-isso-desabafa-pai-de-garota-de-10-anos-encontrada-morta/
Maria Elaine foi encontrada morta na última quinta-feira (17) a cerca de 100m da casa onde morava
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais